Opep+ vai se reunir sábado para discutir extensão de cortes de produção

Publicado em 05/06/2020 09:55 e atualizado em 05/06/2020 12:27

Por Vladimir Soldatkin e Olesya Astakhova e Rania El Gamal

MOSCOW/DUBAI (Reuters) - A Opep e seus aliados liderados pela Rússia vão se reunir no sábado para discutir a extensão dos cortes recordes na produção de petróleo e aprovar uma nova abordagem que visa forçar os retardatários, como Iraque e Nigéria, a cumprir melhor os limites existentes.

Os produtores conhecidos como Opep+ concordaram anteriormente em reduzir a oferta em 9,7 milhões de barris por dia (bpd) durante maio e junho para sustentar os preços que caíram devido à crise do coronavírus. Os cortes devem diminuir para 7,7 milhões de bpd de julho a dezembro.

Duas fontes da Opep disseram que a Arábia Saudita e a Rússia concordaram em estender os cortes mais profundos até o final de julho, mas disseram que Riad também está pressionando para estendê-los até o final de agosto.

O petróleo Brent, que caiu abaixo de 20 dólares por barril em abril, subia cerca de 3% nesta sexta-feira, sendo negociado a uma máxima de três meses acima de 41 dólares o barril.

Os preços haviam caído das máximas recentes no início da semana devido à incerteza sobre quando a Opep+ se reuniria.

As videoconferências de sábado começarão com conversas entre membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e serão seguidas por uma reunião do grupo Opep+, disseram duas fontes da Opep+.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump diz que as negociações entre EUA e Irã serão a portas fechadas
Caso Master abala imagem do STF e mudanças precisam ser feitas, diz Lula
Raízen inicia negociações sobre dívidas, dizem fontes
Lula assegurou tratamento técnico do Banco Master no BC e não há culpa de Campos Neto, diz Galípolo
Vice dos EUA chama de "escandalosos" comentários de líder da Ucrânia sobre Orbán, da Hungria
Lula disse a Vorcaro que tratamento do Banco Master no BC seria técnico, afirma Galípolo