Estados e municípios recebem nesta 3ª-feira auxílio da União, diz Tesouro

Publicado em 09/06/2020 09:51

BRASÍLIA (Reuters) - Estados e municípios receberão nesta terça-feira o valor referente a junho da ajuda financeira aprovada pelo Congresso para recompor parte da sua perda de arrecadação em meio à pandemia do coronavírus, informou o Tesouro Nacional.

Serão repassados 9,25 bilhões de reais para os Estados, 5,748 bilhões de reais para os municípios e 38,6 milhões de reais para o Distrito Federal, num total de 15,036 bilhões.

Segundo o Tesouro, as próximas parcelas serão pagas em 13 de julho, 12 de agosto e 11 de setembro de 2020.

O projeto aprovado pelo Congresso prevê a injeção de 60,15 bilhões de reais do Tesouro em ajuda a Estados e municípios, em quatro parcelas. Além da transferência direta de recursos, o projeto prevê a suspensão da dívida dos entes com a União até o fim deste ano, num benefício de 35,34 bilhões de reais.

Estados e municípios também poderão renegociar obrigações com bancos públicos (alívio potencial de 13,98 bilhões de reais) e com organismos internacionais (10,73 bilhões de reais). Finalmente, haverá suspensão do pagamento de dívidas previdenciárias dos municípios até o fim deste ano, com impacto de 5,6 bilhões de reais.

(Por Marcela Ayres)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações da China registram recuperação, Hong Kong tem maior sequência de ganhos desde 2018
Atividade empresarial da zona do euro cresce em abril no ritmo mais rápido em quase um ano, mostra PMI
Expansão da atividade de serviços da China enfraquece em abril, mostra PMI do Caixin
Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul
STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS