Tesouro e B3 zeram taxa de custódia para Tesouro Selic até R$10 mil

Publicado em 23/07/2020 14:16

O Ministério da Economia anunciou nesta quinta-feira que o Tesouro Nacional e a bolsa brasileira B3 zeraram a taxa de custódia para os investimentos no Tesouro Selic até o estoque de 10 mil reais, ante taxa de 0,25% ao ano antes

A alteração passa a valer em 1º de agosto.

"O Tesouro Direto tem hoje quase 1,3 milhão de investidores ativos. Com a zeragem da taxa, um terço deles ficaria completamente isentos de tarifa", disse a pasta.

"Como a medida isenta o pagamento para todos os investidores em Tesouro Selic até o limite de 10 mil reais em estoque, todos que possuem esse título, e que respondem por 53% da base de investidores ativos do programa, acabarão de alguma maneira sendo beneficiados", acrescentou.

A medida vem em meio à perda de atratividade de alternativas de investimento em renda fixa num cenário de Selic em mínimas históricas, justamente pela cobrança de taxas e pela incidência de impostos.

Atualmente, a taxa básica de juros está em 2,25% ao ano, o que tem ajudado a impulsionar depósitos recordes na tradicional caderneta de poupança, que é isenta de taxas e Imposto de Renda.

Recentemente, o diretor de Política Econômica do Banco Central, Fabio Kanczuk, pontuou que a preocupação da autoridade monetária quanto ao limite para os juros básicos estava hoje mais ligada à indústria de fundos e realocação grande para a poupança, o que poderia gerar outras ineficiências econômicas.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha acima de 190 mil pela 1ª vez após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Fim das tarifas recíprocas nos EUA redesenha o cenário para commodities e comércio
Dólar cai para R$5,1766 após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Ao mencionar escolha do chair do Fed, Trump diz que juros deveriam cair substancialmente
Trump anuncia tarifa global temporária de 10% para substituir taxas derrubadas pela Suprema Corte