Guedes reitera plano de criação de nova base tributária e diz ser favorável à reforma ampla

Publicado em 29/07/2020 13:23 e atualizado em 29/07/2020 14:45

O ministro da Economia, Paulo Guedes, reiterou nesta quarta-feira o plano econômico da equipe de criação de uma nova base tributária ampla, acrescentando que, se uma ideia prosperar, será possível reduzir e excluir outros impostos.

"Não vamos aumentar os impostos, redistribuir, criar uma nova base ampla. Se você criar uma nova base ampla e tributar um pouco ali, poderá reduzir o Imposto de renda, remover alguns IPI, pode reduzir até cinco, seis, sete , oito, dez impostos se você tiver uma base ampla onde você pode criar uma nova incidência para pessoas que não pagam ", afirmou.

Em comunicado à imprensa após participar no Palácio do Planalto da primeira reunião técnica para discutir pontos do texto da reforma tributária, o ministro defendeu que essa base ampla consegue obter tanto economia paralela quanto informal quanto novos novos que estão surgindo na economia digital que atualmente não são tributados.

Os membros da equipe econômica já sinalizaram para estudar um imposto sobre taxas, que seria instituído nos moldes da extensa CPMF, para bancar a desoneração da folha - um plano antigo antigo de Guedes para impulsionar a geração de empregos.

Nesta quarta-feira, ele afirmou que o projeto de lei de autoria do executivo já encaminhado na semana passada representa apenas um primeiro passo.

O ministro disse estar muito confiante em uma reforma ampla "como consultar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição)" que já tramita no Congresso. Após uma proposta de junção de PIS e Cofins enviados pela equipe econômica, ele declarou que o governo tratará de temas como impostos seletivos, imposto sobre renda e desoneração da folha.

Sobre uma reunião, Guedes avaliou que a manhã foi produtiva e que governo e parlamentares estão ficando "na mesma página" em relação aos princípios da reforma.

Ao lado do ministro, o relator da Câmara PEC 45, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), disse que as audiências públicas sobre reforma tributária começam a ser iniciadas na próxima semana e que estão conversando em curso para Guedes participar da primeira audiência.

Também participou da reunião nesta quarta-feira do ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, e o secretário especial da Receita Federal, José Tostes.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar fecha em alta ante real após dados de emprego nos EUA
Ibovespa fecha com declínio modesto, mas tem 2ª melhor semana do ano com estrangeiro e cena eleitoral
Setor chinês de terras raras suspende algumas remessas aos EUA, dizem fontes
CNN: Fachin retira pedido para investigar Mendonça do inquérito das fake news
Datafolha: Lula tem 46% contra 44% de Flávio em eventual 2º turno
Trump diz que se Fed não reduzir juros, deixará de fazer negócios com alguns países