Unigel assume de fábricas de fertilizantes da Petrobras; reativará unidades em 2021

Publicado em 04/08/2020 11:46

O grupo do setor petroquímico Unigel assumiu a partir de terça-feira a responsabilidade por duas fábricas de fertilizantes nitrogenados na Bahia e no Sergipe, após os empreendimentos terem sido arrendados pela estatal Petrobras, que tem buscado focar negócios em ativos de petróleo.

A expectativa é que as unidades, conhecidas como Fafen, sejam reativadas a partir de janeiro de 2021 e gerem um faturamento anual de 2 bilhões de reais para a companhia, disse a Unigel em comunicado à imprensa.

A companhia disse ter investido 177 milhões de reais no arrendamento das fábricas por um período de 10 anos, que pode ser prorrogado por mais uma década. O acordo foi anunciado pela Petrobras em novembro do ano passado.

"Atualmente, no Brasil, não há produção de ureia nacional e é necessário importar cinco milhões e meio de toneladas deste produto. Portanto, a reativação das fábricas ajudará o país a economizar divisas, além de beneficiar a sociedade com a geração de empregos", defendeu o presidente da Unigel, Roberto Noronha Santos, em nota.

"A reabertura das fábricas vai aquecer a economia e suprir uma demanda importante de insumos para agricultura, pecuária e indústria nacional, que, hoje, depende da importação de outros países", acrescentou.

Localizada em Camaçari, a Fafen-BA tem capacidade de produzir 1.300 toneladas de ureia por dia, enquanto a Fafen-SE, em Laranjeiras, pode produzir 1.800 toneladas diárias de ureia. Ambas também comercializam amônia e gás carbônico.

O arrendamento das unidades veio em meio a um plano de desinvestimentos da Petrobras, que tem buscado reduzir dívidas e focar investimentos na exploração e produção de petróleo em águas profundas e ultra-profundas.

A Petrobras iniciou processo para arrendar as Fafens em janeiro do ano passado, com licitações em abril. Ambas as fábricas foram hibernadas durante as negociações.

A Unigel atua em químicos, petroquímicos, plásticos e fertilizantes, com produção de acrílicos e estirênicos e plantas nos estados de São Paulo (Cubatão, Guarujá e São José dos Campos) e Bahia (Camaçari e Candeias).

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética