China impõe sanções a parlamentares republicanos dos EUA por Hong Kong

Publicado em 10/08/2020 17:37

PEQUIM (Reuters) - A China aplicou nesta segunda-feira sanções a 11 cidadãos dos Estados Unidos, incluindo parlamentares do Partido Republicano do presidente Donald Trump, em resposta à imposição de sanções por Washington a autoridades chinesas e de Hong Kong acusadas de restringir as liberdades políticas na ex-colônia britânica.

Os alvos foram seis legisladores republicanos - senadores Ted Cruz, Marco Rubio, Tom Cotton, Josh Hawley e Pat Toomey e o deputado Chris Smith – além de indivíduos de grupos sem fins lucrativos e de direitos humanos.

"Em resposta a esse comportamento errado dos EUA, a China decidiu impor sanções a indivíduos que se comportaram de forma grave em questões relacionadas a Hong Kong", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês Zhao Lijian em uma coletiva de imprensa na segunda-feira.

Ele não especificou as implicações das sanções.

A relação entre os dois países se deteriorou drasticamente nos últimos meses devido a questões que vão desde comércio até Hong Kong e o modo como a China reagiu ao novo coronavírus.

Trump fez do discurso duro contra a China, uma marca de sua campanha pela reeleição.

As sanções chinesas ocorrem após medidas retaliatórias recentes entre China e EUA sobre acusações de abusos de direitos e interferência.

Na sexta-feira, os Estados Unidos impuseram sanções contra a líder do Executivo de Hong Kong, Carrie Lam, e os atuais e antigos chefes de polícia da cidade.

Os parlamentares dos EUA punidos pela China na segunda-feira estão entre os críticos da nova lei de segurança nacional que Pequim impôs a Hong Kong no final de junho.

A porta-voz da Casa Branca Kayleigh McEnany disse que as sanções chinesas são "simbólicas e ineficazes", mas se recusou a dizer se o governo dos EUA reagiria.

(Por Yew Lun Tian e Cate Cadell, reportagem adicional de Patricia Zengerle em Washington)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BC suspende medidas executivas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias
Brasil diz que fechou acordo com Paraguai sobre tarifa de Itaipu
Ações europeias fecham em picos recordes com impulso do setor financeiro
Ibovespa avança em dia cheio de balanços e com RS no radar
Wall St amplia ganhos com esperanças de cortes de juros