Índice de comércio de bens da OMC atinge o recorde mínimo, mas detecta alguns sinais de recuperação

Publicado em 19/08/2020 09:49

A Organização Mundial do Comércio disse nesta quarta-feira que seu índice para o comércio de bens atingiu uma redução mínima, sugerindo que o comércio global de produtos registrou uma queda histórica no segundo trimestre de 2020 em meio à pandemia de coronavírus .

"Indicadores adicionais apontam para altas parciais no comércio mundial e na produção no terceiro trimestre, mas a força de tal recuperação segue altamente incerta: uma trajetória em forma de 'L', em vez de em forma de 'V', não pode ser descartada ", disse a OMC em seu site.

A leitura de 84,5 do índice ficou 18,6 pontos abaixo do período do ano anterior. Em tempos normais, o índice antecipa mudanças na trajetória do comércio em alguns meses, mas a volatilidade desencadeada pela pandemia reduziu seu valor preditivo.

"Esta leitura - a mais baixa já registrada, com base em dados que remontam a 2007, e no mesmo nível da crise financeira de 2008 e 2009 - é amplamente consistente com as estatísticas da OMC publicada em junho, que estimavam um declínio de 18,5% no comércio de produtos no segundo trimestre de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado ", disse a OMC.

A extensão exata da queda ficará clara apenas quando os dados oficiais de comércio de abril a junho disponível.

A OMC previu em abril que o comércio global de bens cairia entre 13% e 32% em 2020 antes de se recuperar em 21% a 24% em 2021, mas em junho disse que respostas rápidas dos governos significam que seu cenário mais pessimista para este ano era improvável.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

China mantém taxas de juros de referência para empréstimos pelo sétimo mês consecutivo
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia
Ações da China e Hong Kong avançam com sinais de entrada de dinheiro e porto de Hainan
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi