Ata do Fed cita desvalorização do real em meio a "turbulência" política e Covid-19 no Brasil

Publicado em 19/08/2020 16:30

SÃO PAULO (Reuters) - A ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) divulgada nesta quarta-feira trouxe uma referência ao Brasil, citando que o real desvalorizou ante o dólar entre as reuniões de junho e julho do Fed em meio a "turbulência política" e a "crescentes" casos de Covid-19 no país.

No texto, o Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto do Fed) citou que o índice do dólar acompanhado pela equipe do BC dos EUA teve leve queda no período entre as reuniões de 9-10 de junho e 28-29 de julho, com o euro em alta de cerca de 3% nesse intervalo.

"Em contraste, o real brasileiro desvalorizou cerca de 5 por cento em relação ao dólar, em meio a continuação dos cortes nas taxas de juros pelo Banco Central do Brasil, casos crescentes de coronavírus e turbulência política no Brasil", disse o Fed no documento.

O dólar, que já vinha em alta, acelerou os ganhos após a divulgação da ata do Fomc para perto de 5,54 reais. O Banco Central atuou no mercado com oferta líquida de contratos de swap cambial, mas a moeda se mantinha em firme valorização de 1,05%, para 5,5268 reais.

O real tinha o pior desempenho entre moedas emergentes comparáveis nesta sessão e cai 27,3% em 2020, de longe a maior queda entre as principais divisas.

(Texto de José de Castro)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar fecha no maior valor do ano e acumula alta de 9,15% na semana pós-eleição
Ibovespa tem pior semana desde a pandemia com ajustes pós-eleição
Taxas dos DIs encerram semana com altas acumuladas de mais de 250 pontos-base após vitória de Lula
Debate sobre ajuste fiscal esbarra em resistências de aliados de Lula na largada
Ações europeias recuam por preocupações com IA ao fim de melhor mês desde junho
Ibovespa recua com exterior reforçando ajuste negativo pós-eleição