Ata do Fed cita desvalorização do real em meio a "turbulência" política e Covid-19 no Brasil

Publicado em 19/08/2020 16:30

SÃO PAULO (Reuters) - A ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) divulgada nesta quarta-feira trouxe uma referência ao Brasil, citando que o real desvalorizou ante o dólar entre as reuniões de junho e julho do Fed em meio a "turbulência política" e a "crescentes" casos de Covid-19 no país.

No texto, o Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto do Fed) citou que o índice do dólar acompanhado pela equipe do BC dos EUA teve leve queda no período entre as reuniões de 9-10 de junho e 28-29 de julho, com o euro em alta de cerca de 3% nesse intervalo.

"Em contraste, o real brasileiro desvalorizou cerca de 5 por cento em relação ao dólar, em meio a continuação dos cortes nas taxas de juros pelo Banco Central do Brasil, casos crescentes de coronavírus e turbulência política no Brasil", disse o Fed no documento.

O dólar, que já vinha em alta, acelerou os ganhos após a divulgação da ata do Fomc para perto de 5,54 reais. O Banco Central atuou no mercado com oferta líquida de contratos de swap cambial, mas a moeda se mantinha em firme valorização de 1,05%, para 5,5268 reais.

O real tinha o pior desempenho entre moedas emergentes comparáveis nesta sessão e cai 27,3% em 2020, de longe a maior queda entre as principais divisas.

(Texto de José de Castro)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética