Chefe da FDA quer acelerar vacina para Covid-19, diz Financial Times

Publicado em 31/08/2020 08:14

(Reuters) - O chefe da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) está disposto a acelerar uma vacina para a Covid-19 o mais rápido possível, segundo entrevista ao jornal Financial Times publicada neste domingo.

O comissário da FDA, Stephen Hahn, disse que sua agência está preparada para autorizar uma vacina antes que os testes clínicos da Fase Três sejam concluídos, desde que seus especialistas estejam convencidos de que os benefícios superam os riscos, relatou o jornal.

Sem fornecer evidências, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou no sábado passado o que ele chamou de membros do "Estado profundo" trabalhando dentro da FDA para dificultar os esforços para testar as vacinas contra Covid-19 e atrasar os resultados até depois da eleição presidencial de 3 de novembro.

Um dia depois, a FDA deu "autorização de uso de emergência" para um tratamento de coronavírus que usa plasma sanguíneo de pacientes recuperados.

"Nossa autorização de uso emergencial não é o mesmo que uma aprovação total", disse Hahn ao Financial Times, acrescentando que suas decisões não serão tomadas devido à pressão política.

"Esta será uma decisão científica, médica e de dados. Não será uma decisão política", disse Hahn, de acordo com a reportagem.

Ele disse que a maneira mais segura de a vacina estar disponível para uso antes dos testes da Fase Três, que envolvem milhares de pacientes e podem levar anos, seria emitindo uma autorização de emergência para uso por certos grupos, em vez de uma aprovação geral, de acordo com o Financial Times.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Case IH anuncia pré-lançamento de Drone Pulverizador durante Agrishow
Ações europeias fecham abaixo das máximas após dados de inflação da Alemanha; Deutsche Bank cai
Parlamentares argentinos debaterão versão reduzida de reformas econômicas de Milei
Prorrogado o prazo para início da emissão obrigatória da NF-e para produtores rurais
Petrobras assina memorando para projeto de eólica offshore no RN