Bahia testará vacina russa contra Covid-19 e pode comprar 50 milhões de doses

Publicado em 11/09/2020 07:49

Por Anthony Boadle

BRASÍLIA (Reuters) - O governo do Estado da Bahia assinou acordo para conduzir testes clínicos da Fase 3 da vacina russa contra a Covid-19 Sputnik V, e planeja comprar 50 milhões de doses para distribuir no Brasil, informaram autoridades nesta quinta-feira. 

O governador Rui Costa (PT) disse que um acordo de confidencialidade foi assinado na terça-feira para formalizar os testes, e a Bahia irá receber 500 doses iniciais assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o protocolo para a testagem. 

A Rússia promove a Sputnik como a primeira vacina contra o coronavírus a ser registrada no mundo, embora a Fase 3 de testes ainda não tenha sido concluída.

Costa disse que o governo federal deveria estar fazendo mais para estabelecer parcerias internacionais para ajudar os estudos sobre as vacinas que estão sendo desenvolvidas para combater a pandemia. 

Se os estudos, que devem começar em outubro, forem bem-sucedidos, a Bahia irá buscar comercializar a vacina russa no Brasil por meio de seu centro de pesquisa farmacêutica Bahiafarma, segundo o secretário de Saúde do estado, Fábio Villas-Boas. 

Uma fonte no governo da Bahia disse que o Estado espera assumir um compromisso na sexta-feira de comprar 50 milhões de doses da Sputnik V.

A vacina russa está sendo desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Gamaleya, de Moscou, e comercializada pelo Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), que no mês passado fechou um acordo com o Estado do Paraná para testar e produzir a vacina localmente.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Câmara dos Deputados da Argentina aprova projeto de reforma econômica de Milei
Ibovespa recua com cautela em véspera de feriado que terá decisão do Fed
Wall St abre em baixa após dados de custos trabalhistas e antes de decisão do Fed
Alta dos preços ao produtor acelera em março a 0,35%, diz IBGE
Coca-Cola eleva previsão anual por demanda global e preços maiores