Temores sobre vírus levam ações a pior semana desde junho

Publicado em 25/09/2020 14:01

As ações europeias registraram sua pior queda semanal desde meados de junho nesta sexta-feira, refletindo temores dos investidores de que uma segunda onda de infecções por coronavírus prejudique a recuperação econômica, enquanto as ações bancárias registraram uma mínima histórica.

O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,15%, a 1.380 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,1%, a 356 pontos.

O índice de referência não acompanhou ganhos em Wall Street depois de sinais de que os parlamentares norte-americanos estavam fazendo progresso nas negociações de um pacote de estímulo de 2,2 trilhões de dólares que poderia ser votado na próxima semana.

O STOXX 600 caiu 3,6% em uma semana dominada por preocupações sobre novas restrições ligadas ao coronavírus na Europa, uma recuperação vacilante das gigantes de tecnologia de Wall Street e dados econômicos preocupantes de ambos os lados do Atlântico.

A França e o Reino Unido estabeleceram novos recordes de infecções diárias por Covid-19 na quinta-feira, enquanto o governo espanhol recomendou a reimposição de um bloqueio parcial em toda a cidade de Madri depois que o país ultrapassou 700 mil casos da doença, o maior número na Europa Ocidental.

"Novas restrições na Europa, menos apoio fiscal, enfraquecimento do impulso de liquidez e o risco eleitoral devem pesar sobre a atividade no quarto trimestre", escreveram estrategistas de ações europeias do Barclays em nota.

Os bancos europeus recuaram a nova mínima recorde, com os investidores evitando o setor atingido por uma mistura de custos de empréstimos globais mais baixos, salto nos empréstimos inadimplentes devido à desaceleração econômica e escândalos de corrupção que o tornaram o setor o de pior desempenho esta semana.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,34%, a 5.842 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,09%, a 12.469 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,69%, a 4.729 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,10%, a 18.698 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,23%, a 6.628 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,33%, a 3.995 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética