Celso de Mello antecipa aposentadoria do STF

Publicado em 25/09/2020 18:57 e atualizado em 26/09/2020 03:44

O ministro Celso Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou hoje (25) aposentadoria antecipada e deve deixar a Corte no dia 13 de outubro. 

Mello está no STF desde 1989, quando foi nomeado pelo então presidente José Sarney. O ministro se aposentaria compulsoriamente em 1º novembro ao completar 75 anos, idade máxima para manutenção de servidores públicos na ativa. 

Com a decisão pessoal de Mello, caberá ao presidente Jair Bolsonaro indicar um ministro para vaga. Antes de tomar posse, o indicado deverá ser aprovado pela Comissão de Constituição de Justiça do Senado e pelo plenário da Casa. 

Carreira 

Ao se aposentar, Celso de Mello completa 50 anos no serviço público. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em 1969. Em 1970, foi aprovado em primeiro lugar no concurso público para promotor e ingressou no Ministério Público de São Paulo. Antes de ser nomeado para o Supremo, em 1989, ocupou o cargo de consultor-geral da República.

Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St abre em alta com ações de tecnologia; investidores avaliam conflito no Oriente Médio
Dólar acompanha exterior e tem queda firme ante real com guerra ainda no radar
Ibovespa sobe na abertura acompanhando bolsas no exterior
BTG Pactual eleva Petrobras para compra; vê estatal em posição única para capturar alta do petróleo
Taxas se ajustam em baixa após forte avanço na sexta-feira e com IBC-Br no foco
Analistas reduzem previsão de corte da Selic esta semana a 0,25 p.p