Ibovespa sobe mais de 2% com exterior positivo e ambiente doméstico menos incerto

Publicado em 05/10/2020 18:35

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em forte alta nesta segunda-feira, em meio a um cenário positivo no exterior e também apoiado pela melhora do ânimo do mercado com o quadro fiscal do país.

O principal índice da bolsa brasileira avançou 2,21% na sessão, a 96.089,19 pontos. O volume financeiro da sessão somou 21,9 bilhões de reais.

Mercados globais tiveram aumento no apetite ao risco após notícia de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, terá alta hospitalar ainda nesta segunda. Na semana passada, o diagnóstico de Trump impactou mercado, diante da incerteza esperada sobre as eleições norte-americanas.

Também melhorou o ambiente as expectativas de aprovação de que parlamentares dos EUA aprovem mais estímulos econômicos para combater os efeitos da pandemia.

O índice acelerou a alta durante a tarde, após declarações do senador Marcio Bittar (MDB-AC) de que a ideia do governo é apresentar na quarta-feira a solução para financiar o Renda Cidadã, respeitando o teto de gastos.

"Não vou entrar em nenhuma ideia de onde e como vai ser financiado, a não ser que é uma decisão de todo mundo, liderada pela equipe econômica, pelo ministro Paulo Guedes. E a solução, qualquer que seja ou quaisquer que sejam elas, será dentro do teto", disse ele após se reunir com o ministro da Economia.

As declarações amenizaram incertezas fiscais, após a proposta inicial ser duramente criticada na semana passada, além do estresse no mercado em meio a críticas que o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, teria feito a Guedes num evento fechado com um grupo de economistas.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON subiram 5,3% e 4,9%, respectivamente. Os preços dos contratos futuros do petróleo também registraram forte alta.

- ITAÚ UNIBANCO PN ganhou 1,06%. BRADESCO PN ganhou 1,43%, e SANTANDER evoluiu 0,25%.

- MINERVA ON subiu 0,89%, após aprovar programa de recompra de ações. No setor, JBS ON avançou 1,89%, enquanto MARFRIG ON fechou em alta de 0,74%.

- IRB BRASIL ORD saltou 6,9%, ampliando o rali recente. A empresa anunciou que antecipará a divulgação de resultados do terceiro trimestre para 3 de novembro.

- MAGAZINE LUIZA ON subiu 2,37%, enquanto VIA VAREJO ON teve alta de 3,24%. Já LOJAS AMERICANAS PN caiu 0,45% e B2W recuou 0,38%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street fica estável antes de fim de semana prolongado e S&P 500 tem queda semanal
Canadá e China reduzem tarifas de veículos elétricos e canola em retomada dos laços
Ibovespa recua em pregão de ajustes com vencimento de opções após recordes
Dólar fecha em leve alta em linha com exterior
Perícia de nova fase da operação sobre Master deve levar de 4 a 6 meses, diz fonte da PGR
Taxas dos DIs fecham em alta com IBC-Br acima do esperado