Ibovespa avança com perspectiva melhor para pauta econômica

Publicado em 06/10/2020 11:09

O Ibovespa avançava nesta terça-feira, refletindo um alívio político após conciliação entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que prometeram voltar a trabalharem juntos na agenda econômica do governo.

Às 11:06, o Ibovespa subia 0,93%, a 96.979,13 pontos. O volume financeiro era de 5,55 bilhões de reais.

Após uma escalada nas tensões nas últimas semanas, Maia e Guedes saíram de um jantar com outras autoridades na segunda-feira trocando elogios e pedidos de desculpas, sinalizando um alinhamento para tocar a pauta econômica do governo, principal em relação ao prosseguimento da agenda de reformas e ao Renda Cidadã.

Depois do jantar, Maia escreveu em suas redes sociais, sem citar Guedes, que "a situação fiscal do Brasil hoje requer união, diálogo e equilíbrio".

O relator do Orçamento de 2021, senador Márcio Bittar (MDB-AC), também afirmou na véspera, após reunião com Guedes, que nova proposta do Renda Cidadã deve ser apresentada na quarta-feira.

Para Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset, a conciliação "parece trazer o alento necessário para além da questão de governabilidade de curto prazo, mas especialmente, para o avanço das reformas estruturais."

"O que realmente importa é a perspectiva de avanço das reformas e de uma responsabilidade fiscal coerente, pois o baixo nível da discussão política recente tem sido um elemento a mais de volatilidade no mercado financeiro, afastando o investidor internacional de potenciais investimentos de longo prazo", afirmou Vieira em nota.

Enquanto isso, no ambiente externo a alta hospitalar do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, era vista como um sinal positivo, após ele testar positivo para coronavírus na semana passada.

Investidores também continuavam otimistas com a aprovação de um novo pacote de estímulos por parlamentares dos EUA para combater os efeitos econômicos da pandemia de Covid-19.

DESTAQUES

- EMBRAER ON saltava 7,3%. O Bradesco BBI elevou o rating da companhia para "neutro", de "underperform" anteriormente, afirmando que a Embraer possui caixa suficiente para superar a pandemia de Covid-19 e se reajustar ao mercado após o fracasso do acordo com a Boeing.

- BRASKEM PNA disparava 7,4%, após o Morgan Stanley elevar a recomendação dos papéis para "overweight" ante "equalweight".

- AZUL PN ganhava 5,6%, após informar na noite de segunda-feira que seu tráfego de passageiros consolidado em setembro subiu 23,5% ante agosto, estendendo a recuperação dos últimos meses. GOL PN, que também reportou recuperação no tráfego na véspera, subia 6,9%.

- IRB BRASIL ON tinha queda de 3,2%, em sessão de ajustes. Os papéis da companhia subiram mais de 15% em outubro até o fechamento de segunda-feira.

- OI ON, que não está no Ibovespa, subia 1,8%. O juiz encarregado por sua recuperação judicial deu prazo de 12 meses para o encerramento da reestruturação de suas subsidiárias, após aprovar aditamento ao plano de reestruturação aprovado em assembleia de credores.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos