Ibovespa opera com volatilidade com preocupações com fiscal no radar

Publicado em 07/10/2020 12:08

O Ibovespa operava com volatilidade nesta quarta-feira, influenciado por questões relativas ao quadro fiscal do país, que segue preocupando investidores.

Às 12:01, o índice tinha alta de 0,15%, a 95.760,67 pontos. Mais cedo chegou a recuar quase 1%. O volume financeiro era de 8,8 bilhões de reais.

A preocupante perspectiva fiscal do Brasil pesou mais que a recuperação dos índices de Wall Street e pressionava o Ibovespa.

O impasse sobre o financiamento do programa de transferência de renda do governo Jair Bolsonaro ganhou novo capítulo na terça-feira.

Apesar de o relator da proposta de criação do programa, senador Márcio Bittar (MDB-AC), ter dito que apresenta um texto na próxima semana, a versão final do programa que vai substituir o Bolsa Família pode ficar somente para depois das eleições municipais, ampliando as incertezas sobre a iniciativa.

Agentes financeiros também reagiam à reportagem da revista Veja afirmando que o governo pode tentar estender o auxílio emergencial, pago durante a pandemia de coronavírus, para até junho de 2021.

Para a Verde Asset Management, a discussão "deve considerar que o país simplesmente não tem espaço fiscal para acomodar mais gastos".

"Não é por capricho, portanto, que as reações dos preços de ativos, câmbio, juros e bolsa, são extremamente fortes quando o governo dá mostras de querer abandonar a única âncora que segura toda a sustentabilidade da dívida, que é o Teto de Gastos."

Nos EUA, após a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de suspender negociações com o Congresso sobre um pacote de estímulos derrubar mercados na véspera, índices acionários se afastavam do choque e se recuperavam nesta quarta-feira.

Trump anunciou sua decisão de interromper as negociações até as eleições em 3 de novembro, assustando Wall Street e também impactando a bolsa brasileira, que fechou em queda de cerca de 0,5%.

DESTAQUES

- GERDAU PN avançava 4,4%, chegando a tocar máxima histórica, após o Bradesco BBI elevar a recomendação da companhia para "outperform", também revisando o preço-alvo para 26 reais, contra 17 reais anteriormente. USIMINAS PNA subia 3,8%, CSN ON tinha alta de 2,7%, enquanto VALE ON valorizava-se 1,9%.

- AZUL PN caía 3,2%. A empresa anunciou na véspera que teve aumento de caixa de cerca 700 mil reais por dia no terceiro trimestre. GOL PN caía 2,9%.

- IRB BRASIL ON desabava 8,65%, mesmo após já ter mergulhado mais de 17% na terça-feira, na esteira de relatório do UBS BB recomendando "venda", com preço-alvo de 4,60 reais.

- SEQUOIA LOGÍSTICA ON perdia 2,8% em sua estreia na B3, após precificar IPO a 12,40 reais na segunda-feira, movimentando cerca de 1 bilhão de reais.

 

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde