IGP-M desacelera alta a 1,97% na 1ª prévia de outubro com arrefecimento da inflação no atacado, diz FGV

Publicado em 09/10/2020 09:02

 O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) teve alta de 1,97% na primeira prévia de outubro, frente a uma alta de 4,41% no mesmo período do mês anterior, refletindo forte desaceleração nos preços do atacado, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira.

Dados mostraram que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do IGP-M, saltou 2,45% na primeira leitura de outubro, contra ganho de 6,14% no mesmo período do mês anterior.

A principal colaboração para esse resultado partiu do grupo Matérias-Primas Brutas, que desacelerou a alta a 2,31% em outubro, ante taxa de 11,37% em setembro.

André Braz, coordenador dos Índices de Preços da FGV, destacou em nota que commodities de peso, como minério de ferro, milho e café, influenciaram o recuo dos preços ao produtor, "apesar da volatilidade da taxa de câmbio."

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, mostrou maior pressão na primeira prévia de outubro, registrando alta de 0,64%, contra salto anterior de 0,35%.

Entre os componentes do IPC, o destaque veio dos preços de Educação, Leitura e Recreação, que ampliaram seu salto de 0,40%

para 3,03% no primeiro decêndio de outubro, impulsionados pela disparada de 33,57% na inflação das passagens aéreas.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) acelerou a alta a 1,26% na primeira prévia deste mês, ante avanço de 0,88% em setembro.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

A primeira prévia do indicador retrata a variação da inflação no primeiro decêndio do mês. Neste caso, a comparação foi entre os preços coletados de 21 a 30 de setembro com aqueles coletados de 21 de agosto a 20 de setembro.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar acompanha exterior e cai ao menor valor em três semanas
Williams, do Fed, espera queda em preços de energia mesmo com recrudescimento do conflito no Oriente Médio
Petrobras pode retomar produção na Bolívia e ajudar a reestruturar YPFB, diz ministro boliviano
México apresentará queixas criminais nos EUA sobre mortes de mexicanos durante operações de fiscalização de imigração
Wall Street sobe com ganhos de setor de chips compensando inquietação com Oriente Médio
Irã diz ter atacado alvos militares dos EUA no Golfo Pérsico e sepulta líder assassinado