Tesouro dos EUA defenderá estímulos e participação da China em alívio da dívida em reunião do FMI

Publicado em 09/10/2020 15:35

O Tesouro norte-americano vai pressionar os países a manterem o estímulo em resposta ao coronavírus durante as reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial na semana que vem e apelará à China para que participe plenamente do alívio da dívida aos países pobres, disse uma autoridade sênior do Tesouro.

Em uma entrevista por vídeo gravada na terça-feira e publicada nesta sexta, o subsecretário do Tesouro para Assuntos Internacionais, Brent McIntosh, disse que uma forte recuperação econômica da pandemia de Covid-19 dependerá do apoio contínuo das políticas monetárias.

"Não podemos declarar vitória neste momento, precisamos continuar pressionando por medidas de resposta", disse McIntosh a Mark Sobel, presidente norte-americano do Conselho de Instituições Financeiras e Monetárias, um instituto de pesquisa com sede em Londres. "Portanto, acho que nossa primeira mensagem nas reuniões será de que os países precisam não retirar o apoio prematuramente."

McIntosh disse na entrevista de terça-feira que espera que o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, e a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, possam chegar a um acordo sobre um novo pacote de ajuda em resposta ao coronavírus. No mesmo dia, o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que seu governo estava se retirando das negociações, mas as discussões já foram retomadas.

McIntosh disse que pedirá às autoridades chinesas um "cumprimento total, fiel e transparente" do congelamento por parte do G20 do pagamento da dívida bilateral oficial dos países mais pobres do mundo, medida implementada no início deste ano.

"A China é o maior credor bilateral aqui. Portanto, o que precisamos ver dos credores bilaterais oficiais é transparência, não impondo acordos de sigilo, não usando financiamento colateralizado."

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro deixa UTI após melhora da infecção, diz Michelle
Governo avalia alternativas para preservar setor aéreo da alta do petróleo
Aliados dos EUA rejeitam pedido de apoio de Trump no Estreito de Ormuz
Ações europeias interrompem três dias de perdas com queda dos preços do petróleo
Chanceler da Alemanha diz que país não participará da guerra contra o Irã
ANP prevê definir nesta semana preço de referência para subsídio ao diesel