Bolsas de NY fecham em alta, impulsionadas por nova proposta para pacote nos EUA

Publicado em 12/10/2020 10:44


Os mercados acionários de Nova York registraram ganhos nesta sexta-feira, 9, apoiados novamente pela perspectiva de um novo pacote de estímulos fiscais, embora ainda existam dúvidas sobre o tema. Uma nova proposta da Casa Branca, mais próxima do almejado pela oposição democrata, foi vista como um sinal de avanços no diálogo e sustentou o apetite por risco, com o Dow Jones na melhor semana desde agosto e o S&P 500 e o Nasdaq, em seus melhores desempenhos desde o início de julho, de acordo com a imprensa local.

O Dow Jones fechou em alta de 0,57%, em 28.586,90 pontos, o S&P 500 subiu 0,88%, a 3.477,13 pontos, e o Nasdaq avançou 1,39%, a 11.579,94 pontos. Na comparação semanal, o Dow Jones subiu 3,27%, o S&P 500 teve alta de 5,42% e o Nasdaq, de 4,56%.

Conselheiro econômico do presidente Donald Trump, Larry Kudlow disse que o chefe concordou com a proposta de um pacote de US$ 1,8 trilhão. Além disso, houve relatos de novo diálogo por telefone entre a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, que buscam um acordo sobre o tema. Embora existam incertezas, como a posição de parte dos senadores republicanos, as notícias beneficiaram as bolsas.

A LPL Financial destaca em relatório o fato de que pode haver mais ajuda direcionada a empresas, diante do choque da pandemia da covid-19 - autoridades têm citado apoio ao setor aéreo, por exemplo. O Goldman Sachs ainda acha mais provável o pacote fiscal não ser confirmado antes da eleição do início de novembro, mas considera que houve hoje um avanço real nas conversas.

Entre os setores, o de tecnologia se destacou, com Apple em alta de 1,74% e Microsoft, de 2,48%. Por outro lado, papéis de energia caíram, em dia de baixa do petróleo. Entre os bancos, não houve sinal único, com JPMorgan em baixa de 0,57% e Citigroup em alta de 0,47%.

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA