Bolsonaro diz que brasileiros não serão cobaias e omite que compra de vacina chinesa viria após registro da Anvisa

Publicado em 21/10/2020 10:50

(Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro disse que "o povo brasileiro não será cobaia de ninguém" para justificar sua decisão de vetar a compra da vacina da Sinovac contra a Covid-19, anunciada pelo Ministério da Saúde na véspera, mas omitiu a informação de que a vacina só seria adquirida pelo ministério após obtenção de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

"Não se justifica um bilionário aporte financeiro num medicamento que sequer ultrapassou a fase de testagem", acrescentou novamente o presidente em publicação no Facebook, ao omitir que o governo federal já aprovou recursos para aquisição da potencial vacina da AstraZeneca, que também ainda não teve sua eficácia comprovada.

Mais cedo, em resposta a apoiadores nas redes sociais, Bolsonaro disse que o governo federal não comprará a vacina chinesa, um dia depois de o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmar que a vacina seria adquirida pela pasta e incluída no Programa Nacional de Imunização. [nL1N2HC0RP]

(Reportagem de Lisandra Paraguassu, em Brasilia, e Eduardo Simoes, em São Paulo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

S&P 500 e Nasdaq abrem em baixa após nervosismo com IA pesar sobre Nvidia e fabricantes de chips
Taxas dos DIs sobem na esteira de novas pesquisas eleitorais e alta do petróleo
Ibovespa recua com exterior negativo e risco político no radar
Dólar sobe ante real com exterior e política brasileira no radar
Minério de ferro cai conforme margens das siderúrgicas despencam
Bolsa chinesa recua com queda das ações do setor de tecnologia