Preço do diesel nos postos do Brasil cai 1% na 1ª metade de outubro, diz Ticket Log

Publicado em 22/10/2020 07:58

SÃO PAULO (Reuters) - Os preços do diesel nos postos de combustíveis do Brasil recuaram 1,1% na primeira quinzena de outubro em comparação com o fechamento de setembro, indicaram dados do Índice de Preços Ticket Log (IPTL) publicados nesta quarta-feira.

Segundo a marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, os dados obtidos neste mês em 18 mil postos credenciados contrariam o cenário de alta nas cotações que se apresentava desde junho.

"O comportamento se deve às oscilações de valor para equilibrar os preços do período pré-pandemia. Após a crescente desde o mês de junho, os preços apresentaram baixa no começo de outubro", disse em nota o head de Mercado Urbano da Edenred Brasil, Douglas Pina.

A queda ocorre mesmo após a Petrobras elevar por duas vezes seguidas, entre o final de setembro e o início de outubro, os preços do diesel em suas refinarias --que, ainda assim, acumulam queda de cerca de 30% no ano.

O repasse dos reajustes dos combustíveis nas refinarias aos consumidores finais nos postos não é garantido, e depende de uma série de questões, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro e biodiesel.

A Ticket Log destacou que, diante dos impactos da pandemia no consumo em meio às medidas restritivas adotadas pelo país, os preços do diesel nas bombas chegaram a atingir variação de 23% entre a mínima e a máxima registradas neste ano.

Em janeiro, disse a companhia, o combustível mais utilizado do Brasil registrou a máxima de 3,974 reais por litro nos postos, enquanto em maio e junho desceu à mínima de 3,238 reais por litro.

(Por Gabriel Araujo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar fecha no maior valor do ano e acumula alta de 9,15% na semana pós-eleição
Ibovespa tem pior semana desde a pandemia com ajustes pós-eleição
Taxas dos DIs encerram semana com altas acumuladas de mais de 250 pontos-base após vitória de Lula
Debate sobre ajuste fiscal esbarra em resistências de aliados de Lula na largada
Ações europeias recuam por preocupações com IA ao fim de melhor mês desde junho
Ibovespa recua com exterior reforçando ajuste negativo pós-eleição