China estipulará metas eficiência para 2021-2025, diz órgão de planejamento

Publicado em 30/10/2020 10:35

A China estipulará tem como objetivo a economia de acordo com o período 2021-2025 para ajudar a estimular um crescimento de mais qualidade após a reunião de líderes de alto escalão, disse o vice-chefe da entidade estatal de planejamento nesta sexta-feira.

Ning Jizhe, vice-diretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC), disse em uma coletiva de imprensa que a entidade "apresentará metas quantitativas correspondentes e indicadores específicos" para o 14º plano quinquenal (2021-2025), alinhado com as recomendações dos líderes.

O governo descartou um meta de crescimento anual do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020 pela primeira vez desde 2002 por causa da incerteza causada pela Covid-19, mas mesmo assim definido como objetivos para o emprego, a informação e o déficit fiscal.

A China almeja um desenvolvimento econômico sustentado e saudável nos próximos cinco anos, com destaque em um crescimento de mais qualidade, disse o Comitê Central do Partido Comunista governante em um comunicado publicado na quinta-feira após um conclave.

O comunicado não informou uma meta percentual específica de crescimento para a segunda maior economia do mundo. Metas devem ser anunciadas quando o plano quinquenal para aprovado na reunião anual do Parlamento no início de 2021.

Centros de pesquisa do governo e economistas recomendações para metas de crescimento anual médio do PIB, entre elas as de cerca de 5%, 5-5,5% e 5-6%, disseram fontes.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Índice STOXX 600 fecha em alta, mas incerteza comercial persiste
EUA querem manter acordo comercial com UE, afirma chefe de comércio europeu
Governo Trump está trabalhando para elevar tarifa temporária de 10% para 15%, afirma autoridade
Wall Street sobe após Anthropic anunciar novas ferramentas de IA; preocupações com tarifas persistem
Taxas dos DIs caem após arrecadação recorde em janeiro
Arrecadação federal cresce 3,56% e bate recorde para janeiro com apoio de aumento de alíquotas