Produção de biodiesel do Brasil cresce 8,5% em 2020, diz Abiove

Publicado em 30/10/2020 18:16

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de biodiesel do Brasil terminará 2020 com um total de 6,4 bilhões de litros, alta de 8,5% em relação a 2019 e nível recorde para um ano, disse nesta sexta-feira a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

A consolidação do volume vem após a homologação dos resultados do 76º Leilão de Biodiesel, realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no último dia 23, que negociou 1,1 bilhão de litros para atender à demanda obrigatória do último bimestre deste ano.

"Mesmo diante de um cenário de incertezas como o que vivemos em 2020, em meio a uma pandemia que impactou a vida de pessoas e empresas no mundo todo, o Brasil encerrará o ano como o terceiro maior produtor de biodiesel", disse em nota o economista-chefe da Abiove, Daniel Furlan Amaral.

Para ele, o recorde de produção faz com que o setor saia fortalecido de 2020 e se prepare para elevar a participação do biodiesel na matriz energética do Brasil, projetando a transição para o B13 --mistura de 13% ao diesel-- no ano que vem.

O setor tem enfrentado recentemente os altos preços da soja, matéria-prima da maior parte do biodiesel produzido no Brasil, diante do nível reduzido dos estoques locais após firmes exportações na temporada, o que consequentemente impacta no valor do biocombustível.

Nesta semana, o preço da oleaginosa no porto de Paranaguá, um dos referenciais do Brasil, superou 166 reais por saca, renovando uma máxima recorde. Em 2020, a cotação da soja apagou um recorde de 2012, segundo indicador do centro de estudos Cepea.

No 76º leilão, a ANP reduziu temporariamente a mistura obrigatória de biodiesel no diesel de 12% para 11%, com o objetivo de amenizar a alta das cotações.

A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), por exemplo, defende que a mistura seja reduzida para 8% nos próximos leilões, indicando que o alto custo do biocombustível afeta o preço do diesel nas bombas.

A Abiove disse apoiar um diálogo aberto com o governo e as distribuidoras de combustíveis para adequar o funcionamento dos leilões em meio às incertezas econômicas deste ano.

"Trabalhamos para corrigir rotas que prejudicaram a segurança da comercialização... O resultado é que encerramos o L76, o último do leilão do ano, sem surpresas, com previsibilidade de demanda e garantia de entrega", afirmou Amaral.

A Abiove lembrou ainda que o crescimento do biodiesel ainda estimulou o processamento da soja e a produção de rações para o setor de proteína animal, sendo que a indústria de oleaginosas deve encerrar o ano também com recorde de moagem, totalizando 44,6 milhões de toneladas.

(Por Gabriel Araujo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário