Preços do petróleo sobem 4% após Trump declarar falsamente vitória em eleição nos EUA

Publicado em 04/11/2020 18:30 e atualizado em 04/11/2020 19:19

Por Devika Krishna Kumar

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo subiram cerca de 4% nesta quarta-feira, depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarar vitória --de maneira falsa-- na acirrada eleição do país, com milhões de votos ainda não contabilizados, e de dados apontarem uma forte queda nos estoques norte-americanos de petróleo.

Uma vitória de Trump é vista como altista para o setor de petróleo devido a sanções sobre o Irã e seu apoio aos cortes de oferta liderados pelos sauditas na Opep para suportar os preços.

Um resultado contestado, com incerteza prolongada, é considerado o panorama mais baixista possível para o petróleo e mercados em geral, enquanto uma vitória de Joe Biden seria baixista ou neutra, devido às suas políticas "verdes" e a um posicionamento mais leve em relação ao Irã.

O petróleo dos EUA fechou em alta de 1,49 dólar, ou 4%, a 39,15 dólares por barril, enquanto o petróleo Brent avançou 1,52 dólar, ou 3,8%, para 41,23 dólares o barril.

Ambas as referências ampliaram ganhos, atingindo as máximas da sessão, após dados mostrarem que os estoques de petróleo dos EUA recuaram em 8 milhões de barris na semana passada, com o furacão Zeta forçando interrupções de oferta na região do Golfo do México no período.

Enquanto isso, Trump alegou falsamente que venceu a eleição, após Biden ter afirmado que estava confiante em levar a disputa, que não deve ser resolvida até que alguns Estados terminem de contar votos nas próximas horas ou dias.

"Talvez a principal conclusão a ser tirada neste momento seja de que há apenas uma pequena possibilidade de que os incentivos fiscais ao setor petróleo e gás sejam removidos nos EUA --mesmo se Biden emergir como o vencedor--, dada a margem estreita da vitória e uma provável maioria republicana no Senado", disse Artem Abramov, chefe de pesquisas em "shale" da Rystad Energy.

(Reportagem adicional de Noah Browning, Aaron Sheldrick e Ron Bousso)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética