PF abre inquérito para apurar ataque de hackers a computadores do STJ

Publicado em 05/11/2020 19:12

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - A Polícia Federal abriu inquérito para apurar as circunstâncias da invasão da rede de computadores do Superior Tribunal de Justiça, informou a corporação nesta quinta-feira.

A decisão ocorre após o próprio STJ ter informado que houve um ataque hacker na tarde da terça-feira, o que levou à suspensão de todas as sessões de julgamento virtuais ou por videoconferência até que se tenha garantia de restabelecimento da segurança no sistema pelo menos até a próxima segunda-feira.

Segundo a Polícia Federal, diligências iniciais da investigação já foram adotadas, inclusive, com a participação de peritos do STJ. A apuração ficará a cargo da Superintendência Regional da corporação no Distrito Federal.

Uma fonte da PF disse que na quarta-feira já havia uma equipe avaliando as circunstâncias dos fatos. A Secretaria de Tecnologia de Informação do STJ busca recuperar o sistema.

Por ora, a página inicial do site do tribunal não pode ser acessada para verificar, por exemplo, andamento de processos. Os prazos processuais foram suspensos até a próxima segunda, enquanto demandas urgentes, como liminares ou habeas corpus ficarão centralizadas na presidência do STJ por esse período.

Após se encontrar com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o ministro do STJ Néfi Cordeiro admitiu a ação contra o sistema de informática do tribunal. Segundo ele, realmente houve a interrupção do trabalho desde terça-feira e no momento se está investigando a extensão do ocorrido.

"Não tenho maiores informações", disse ele, que entregou a Maia um anteprojeto de lei para controle de dados em investigações criminais.

Outro órgão federal passou por instabilidade em seu sistema de informática nesta quinta. O Ministério da Saúde acionou a equipe técnica de informática após ficar, desde o início da manhã desta quinta, sem acesso a internet, linhas de telefone fixo e emails corporativos, informou a pasta.

“A equipe técnica do Departamento de Informática do SUS (Datasus) investiga o que causou problema e trabalha para o restabelecimento do serviço, mas não há previsão para o retorno do sistema”, informou a assessoria por meio de nota, acrescentando que ainda não se sabe a causa do problema.

O Ministério da Saúde é responsável por divulgar diariamente pela internet as atualizações dos dados oficiais da pandemia de Covid-19 no Brasil.

Em nota, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que intensificou todos os procedimentos de segurança nos sistemas internos e externos da corte diante da proximidadedas eleições municipais e após o ataque contra o STJ e a tentativa de ataques a outros órgãos.

Após ataque ao STJ, segurança virtual é reforçada no TSE às vésperas da eleição

BRASÍLIA (Reuters) - Às vésperas das eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu intensificar todos os procedimentos de segurança nos sistemas internos e externos da corte, informou o órgão nesta quinta-feira, após o ataque à rede de informática contra o Superior Tribunal de Justiça (STJ), bem como da tentativa de ataques a outros órgãos.

"É importante ressaltar que, tradicionalmente, neste período os sistemas já passariam por reforço na segurança, com medidas preventivas e plantão de monitoramento. No entanto, em razão do cenário excepcional, houve um reforço na segurança virtual e novas providências foram adotadas", disse o comunicado.

O TSE não foi alvo de qualquer ataque até o momento, esclareceu a assessoria do órgão. O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 15 de novembro e o segundo turno, dia 29 --as datas foram postergadas este ano em razão da pandemia do novo coronavírus após a aprovação de uma emenda constitucional.

O tribunal destacou ainda na nota que a urna eletrônica brasileira foi projetada para funcionar sem estar conectada a qualquer dispositivo de rede.

"Ou seja, a urna é um equipamento isolado, o que preserva um dos requisitos básicos de segurança do sistema. Além disso, a totalização dos votos após o envio das informações pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) funciona por meio de rede privativa criptografada", informou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário