BCE alerta para impacto econômico se suporte por pandemia for eliminado

Publicado em 24/11/2020 08:53

O Banco Central Europeu alertou nesta terça-feira para os dolorosos "efeitos precipício" para famílias e empresas se os governos e órgãos reguladores eliminarem o suporte econômico que forneceram para amortecer o impacto da pandemia de coronavírus.

O BCE estima que as cinco maiores economias da zona do euro perderão de 2% a 4% de seu Produto Interno Bruto se essas medidas, que vão desde garantias de empréstimos e moratórias até esquemas de trabalho com horário reduzido, expirarem ao final de 2021.

"O término simultâneo das medidas de política econômica pode desencadear uma mudança negativa prolongada no caminho da recuperação", disse o BCE. "Esses efeitos 'penhasco' se concentrariam na primeira metade de 2021."

O BCE advertiu, no entanto, que manter esse suporte por muito tempo também poderia conter o crescimento de longo prazo e colocar em risco a estabilidade financeira, ao manter vivas empresas ineficientes e fazer com que o capital seja mal alocado.

"Existem riscos substanciais de curto prazo associados à retirada do suporte da política monetária, enquanto os riscos de médio prazo de um suporte prolongado também não devem ser ignorados", disse o BCE.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações europeias fecham em máxima recorde impulsionadas por setor de defesa
Comissão do Congresso aprova Orçamento de 2026, texto vai a plenário
Ucrânia ataca navio-tanque russo da "frota fantasma" no Mediterrâneo
Vendas de moradias usadas nos EUA têm leve alta em novembro
Wall Street abre em alta com recuperação da tecnologia; Nike recua
Presidente do Fed de NY não vê necessidade urgente de cortar juros de novo em entrevista à CNBC