BCE deve avaliar copiar nova meta de inflação do Fed, diz Rehn

Publicado em 24/11/2020 12:55

O Banco Central Europeu deveria avaliar copiar a nova meta de inflação do Federal Reserve e buscar compensar a alta dos preços depois de ficar abaixo de seu objetivo, disse o membro do banco Olli Rehn nesta terça-feira.

O Fed em agosto mudou sua meta para uma inflação média, prometendo ficar acima do objetivo "por algum tempo" para compensar os períodos em que ficou abaixo da meta de 2%, medida agressiva com o objetivo de levar os Estados Unidos de volta ao pleno emprego e elevar o aumento dos preços.

Rehn elogiou essa estratégia e argumentou que o BCE precisava tornar sua própria meta de "abaixo, mas perto de 2%" genuinamente simétrica e esclarecer que será suficientemente incisivo se o crescimento dos preços se desviar de sua meta em qualquer uma das direções.

"Nós ... devemos estar abertos não apenas a uma meta de estabilidade de preços genuinamente simétrica, mas também a considerar estratégias de compensação como uma forma de fortalecer o compromisso com a simetria", disse Rehn em um discurso. "Estratégias de compensação acabam sendo eficazes para atingir as metas de inflação no médio prazo."

O BCE tem ficado abaixo de sua meta por quase oito anos. É provável que falhe em atingi-la nos próximos anos, à medida que a economia tenta se recuperar da recessão induzida pela pandemia.

Os comentários de Rehn ocorrem num momento em que o BCE está debatendo uma nova definição de sua meta de inflação como parte de uma ampla revisão de estratégia, respondendo à nova realidade econômica de juros persistentemente baixos em meio a um crescimento fraco e baixos ganhos de produtividade.

Mas algumas autoridades expressaram dúvidas sobre a formulação de estratégias, porque envolvem longos compromissos sobre políticas monetárias futuras e reduzem sua flexibilidade.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes
Ações europeias fecham em máxima recorde impulsionadas por setor de defesa
Comissão do Congresso aprova Orçamento de 2026, texto vai a plenário