Equilíbrio fiscal é muito relevante para condução da política monetária, reforça Campos Neto

Publicado em 25/11/2020 08:05

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reforçou nesta terça-feira a importância de o país se comprometer com a sustentabilidade das contas públicas, destacando que a adoção desta postura tem implicações para a política monetária, para a gestão da dívida pública e para a atração de investimentos estrangeiros.

Ao falar da mensagem oficial do BC para os juros básicos, ele destacou que o instrumento de forward guidance (orientação futura) está muito ligado à parte fiscal. Pelo forward guidance, o BC se comprometeu a não subir a Selic --hoje em 2% ao ano-- caso algumas condições sigam satisfeitas, entre elas a manutenção do regime fiscal.

"Batemos muito nessa tecla do fiscal, achamos que é muito importante a continuação dessa mensagem de que o equilíbrio fiscal é muito relevante para condução da nossa política monetária", afirmou ele durante evento promovido pelo InfoMoney.

Em relação à gestão da dívida, Campos Neto reconheceu que há em 2021 um nível de rolagem elevado, com vencimentos grandes de títulos para o próximo ano.

"Lembrando que uma parte grande é prefixado e que o mercado precisa estar em condições melhores de apetite a risco para absorver essa parte prefixada", frisou.

"Obviamente precisamos continuar trabalhando passando sempre a mensagem de disciplina fiscal, que é um dos principais pontos aqui hoje no tocante ao cenário macro", completou ele.

Por outro lado, Campos Neto minimizou o alarde que disse ter visto com suposta "grande crise de rolagem", pontuando que as medidas do BC para limitar a rolagem das compromissadas liberaram recursos para que investidores pudessem comprar LFTs com prêmio maior, o que fez o mercado se ajustar ao longo das últimas semanas.

ESTRANGEIROS NA BOLSA

De acordo com o presidente do BC, há "cabo de guerra muito grande" nas compras e vendas na bolsa brasileira entre investidores locais e estrangeiros, com compra feita por locais institucionais e venda liderada por estrangeiros.

Mais uma vez, ele destacou a importância da credibilidade fiscal para os investidores internacionais voltarem a fazer aportes no país.

"É importante que fluxo de estrangeiros em equity volte para o Brasil, a gente já viu um pouco nas últimas semanas de entrada, e eu acho que, fazendo trabalho de credibilidade bem-feito, tem bastante dinheiro aí para voltar."

INFLAÇÃO

Campos Neto se limitou a reiterar leitura de que a alta de preços na economia tem sido afetada em três dimensões: repasse cambial, gastos com alimentação em domicílio e transferência direta de renda via auxílio emergencial --esta última vista como "muito importante".

O presidente do BC destacou que essa transferência vai se diluir com o tempo. Ele também ponderou que preços monitorados de serviços industriais ainda estão "bastante bem-comportados", ainda que números recentes tenham vindo um pouco mais altos.

PROGRAMA PERENE

Campos Neto também indicou que o programa de liquidez no sistema bancário em troca de crédito privado, criado pela autoridade monetária como uma das medidas para enfrentamento à crise do coronavírus, seguirá adiante como "mudança estrutural".

Segundo o presidente do BC, serão feitas "algumas variações" em relação ao programa que foi adotado.

"Já ia acontecer antes da pandemia, a pandemia acelerou, e nós acabamos fazendo de uma forma diferenciada, mas é muito importante entender que, para esse mercado de crédito privado crescer, é importante que o banco possa usar o crédito na carteira como veículo de liquidez se houver uma necessidade, como foi feito agora", disse.

Em março, o BC anunciou uma série de medidas para injeção de liquidez potencial de mais de 1 trilhão de reais no sistema financeiro. A ação de maior potência foi a concessão de empréstimos pelo BC a bancos com lastro em letras financeiras garantidas por operações de crédito.

Na prática, os bancos ganharam aval para empacotar suas carteiras de crédito e emitir letras financeiras em cima desses ativos. O BC, então, passou a recursos a essas instituições tomando as letras financeiras como garantia.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St cai com dados de custos trabalhistas e antes de decisão do Fed
Câmara dos Deputados da Argentina aprova projeto de reforma econômica de Milei
Ibovespa recua com cautela em véspera de feriado que terá decisão do Fed
Wall St abre em baixa após dados de custos trabalhistas e antes de decisão do Fed
Alta dos preços ao produtor acelera em março a 0,35%, diz IBGE