Ibovespa segue otimismo do exterior e começa dezembro em alta

Publicado em 01/12/2020 11:39

O Ibovespa subia na primeira sessão de dezembro, se aproximando dos níveis de antes da pandemia, com o apoio do otimismo de mercados internacionais, diante de dados econômicos fortes da China e esperanças em torno de vacinas contra Covid-19.

Às 11:34, o Ibovespa subia 1,44%, a 110.463,18 pontos. O volume financeiro da sessão era de 8,1 bilhões de reais.

Mesmo com a realização de lucros da véspera, o índice acumulou valorização de 15,9% em novembro, o melhor desempenho para o mês desde 1999 (+17,77%).

Os mercados internacionais reagiam a dados industriais da China, que mostravam recuperação acima do esperado. O PMI de indústria do Caixin/Markit subiu a 54,9, ante 53,6 em outubro. Analistas consultados pela Reuters previam recuo para 53,5.

Os investidores também se animaram com notícias relacionadas às vacinas contra Covid-19, de Pfizer, BioNTech e Moderna, que pediram autorização de uso emergencial de seus imunizantes na Europa, após submeterem pedidos semelhantes nos Estados Unidos.

Nesta terça-feira, a B3 divulgou a primeira prévia da composição do Ibovespa para janeiro a abril de 2021, com a inclusão das ações de Eneva, JHSF e Unidas Locamerica. Não houve nenhuma exclusão.

DESTAQUES

- BRADESCO PN avançava 3,2%, com o setor bancário apoiando o índice. SANTANDER BR UNT subia 4,2% e ITAÚ UNIBANCO PN ganhava 2,2%.

- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON subiam 2,5% e 2%, respectivamente. PETRORIO ON saltava 5,6%.

- MULTIPLAN ON subia 4%, após o conselho de administração da companhia aprovar na segunda-feira recompra de até 7,5 milhões de ações.

- JBS ON tinha valorização de 3%, após anunciar que concluiu a compra dos ativos de margarina e maionese da Bunge no Brasil, por meio da Seara.

- ECORODOVIAS ON ganhava 8%, como maior alta da sessão, mesmo após ter se valorizado 20,4% em novembro.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA