Minério de ferro dispara e tem recorde na bolsa de Dalian

Publicado em 02/12/2020 11:25

Os contratos futuros do minério de ferro saltaram nesta quarta-feira, com a referência da bolsa de Dalian atingindo um recorde, sustentados pela forte demanda pelo ingrediente da siderurgia na China.

O minério de ferro mais negociado para entrega em janeiro na bolsa chinesa de Dalian ganhou 3,5%, para 934,50 iuanes (142,44 dólares) a tonelada, antes de encerrar a 934 iuanes.

A forte demanda também impulsionou os preços do minério de ferro no mercado à vista na China para o nível mais alto desde janeiro de 2014 nesta semana, sendo cotado a 133,50 dólares a tonelada na quarta-feira, de acordo com a consultoria SteelHome.

"O mercado de minério de ferro está realmente muito altista", disse Richard Lu, analista sênior da consultoria CRU em Pequim. "De uma perspectiva fundamental, as usinas siderúrgicas estão obtendo lucros decentes com as vendas de aço."

Margens confortáveis ​​irão encorajar as siderúrgicas chinesas a manter seus altos-fornos operando "intensivamente", o que junto com a demanda de reabastecimento das usinas deve manter os preços do minério de ferro sustentados, disse Lu.

Ele também citou "restrições de capacidade portuária" na China que podem dificultar o fluxo de importação de minério de ferro.

Os estoques portuários caíram por duas semanas consecutivas para 130,3 milhões de toneladas, em 27 de novembro, após um aumento por cinco meses, mostraram os dados da SteelHome.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes