Minério de ferro na China fecha acima de 1.000 iuanes/t por otimismo com demanda

Publicado em 16/12/2020 08:44

Por Enrico Dela Cruz

MANILA (Reuters) - Os futuros do minério de ferro na China fecharam acima dos 1.000 iuanes por tonelada nesta quarta-feira, em meio a otimismo sobre a demanda pelo material usado na fabricação do aço e com operadores de mercado preocupados sobre a oferta.

O contrato mais negociado do minério na bolsa de Dalian, para entrega em maio, encerrou com alta de 2,9%, a 1.007,50 iuanes por tonelada (154,10 dólares).

Na bolsa de Cingapura, o minério de ferro subia 1% durante a sessão, para 154,83 dólares por tonelada.

"Da perspectiva dos fundamentos, as margens do aço ainda estão boas, ao menos para produtos industriais, incluindo bobinas laminadas a quente", disse o analista Richard Lu, do CRU Group em Pequim.

Enquanto isso, há expectativa de redução nos desembarques de minério de ferro na China, acrescentou Lu, devido a algumas questões que impactaram o suprimento na Austrália, o que resulta em um mercado um tanto mais apertado.

A consultoria Mysteel mostrou em recente pesquisa que o volume de minério de ferro embarcado da Austrália e do Brasil recuou pela segunda semana seguida entre 7 e 13 de dezembro, com redução de 1 milhão de toneladas na comparação semanal.

Os embarques da Austrália e Brasil para a China caíram em cerca de 800 mil toneladas na semana encerrada em 11 de dezembro ante a semana anterior, segundo dados da Refinitiv.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street fica estável antes de fim de semana prolongado e S&P 500 tem queda semanal
Canadá e China reduzem tarifas de veículos elétricos e canola em retomada dos laços
Ibovespa recua em pregão de ajustes com vencimento de opções após recordes
Dólar fecha em leve alta em linha com exterior
Perícia de nova fase da operação sobre Master deve levar de 4 a 6 meses, diz fonte da PGR
Taxas dos DIs fecham em alta com IBC-Br acima do esperado