Preço médio da gasolina nos postos do Brasil sobe pelo 7º mês, diz ValeCard

Publicado em 04/01/2021 11:57

O preço médio da gasolina comum vendida em postos no Brasil subiu 1,83% em dezembro na comparação com o mês anterior, na sétima alta mensal consecutiva, para 4,714 reais por litro, mesmo patamar de dezembro de 2019, disse nesta segunda-feira a empresa de soluções de gestão de frotas ValeCard.

Segundo levantamento da companhia, o valor médio do combustível nas bombas --que havia caído nos primeiros cinco meses do ano-- acumulou alta de 17,55% em relação a maio.

A demanda por combustíveis em 2020 foi fortemente afetada por medidas de isolamento social anunciadas por governos estaduais e prefeituras a partir de março como forma de combate ao novo coronavírus, o que contribuiu para uma queda dos preços.

Em maio, auge do recuo nas cotações, em meio a quarentenas que reduziram o uso de combustíveis, a ValeCard apurava o valor médio da gasolina em 4,01 reais por litro nas bombas.

Ao longo do último mês, a Petrobras elevou o preço da gasolina nas refinarias em duas ocasiões. Ao longo de todo ano de 2020, no entanto, o preço de venda do combustível às distribuidoras ainda acumulou uma queda de 4,1%, segundo a estatal.

O repasse dos reajustes nas refinarias aos consumidores finais nos postos não é garantido, e depende de uma série de questões, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro na gasolina.

Em dezembro, conforme a ValeCard, as maiores altas de preços nos postos do país foram registradas no Amazonas (4,61%) e em Pernambuco (3,65%). Por outro lado, São Paulo (0,85%) e Goiás (0,92%) foram os Estados onde ocorreram as menores variações no valor do combustível no período.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde