Indicador Antecedente de Emprego no Brasil vai em dezembro a maior patamar desde fevereiro de 2020, diz FGV

Publicado em 07/01/2021 08:24

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) encerrou 2020 em seu maior patamar desde fevereiro do ano passado, indicando que o mercado de trabalho segue com o processo de recuperação, mostraram dados da Fundação Getulio Vargas divulgados nesta quinta-feira.

O IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, subiu 1,2 ponto em dezembro, a 85,7 pontos, seu maior nível desde fevereiro de 2020, momento em que a pandemia de Covid-19 ainda não havia abalado a economia doméstica.

"O resultado de dezembro mostra que ainda está em curso o processo de recuperação das perdas sofridas na população ocupada no início da pandemia", explicou em nota Rodolpho Tobler, economista da FGV Ibre.

Ele destacou, no entanto, que o indicador continua abaixo de seu patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020, em um nível baixo. "O ritmo ainda deve permanecer lento nesse início de ano considerando o processo de transição dos programas emergenciais do governo e alta incerteza", completou.

O Indicador Coincidente de Desemprego (ICD), por sua vez, teve alta de 3,0 pontos, a 102,6 pontos, maior patamar desde janeiro de 2017. O ICD é um indicador com sinal semelhante ao da taxa de desemprego, ou seja, quanto menor o número, melhor o resultado.

"A piora pelo segundo mês consecutivo do ICD sugere aumento na taxa de desemprego nos últimos meses de 2020. Com o fim do auxílio emergencial em dezembro, muitos consumidores voltaram a buscar emprego e encontraram dificuldade de retornar ao mercado de trabalho com baixas perspectivas de melhora significativa no curto prazo”, completou Tobler.

Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Brasil iniciou o quarto trimestre com aumento no número de desempregados, com a taxa de desemprego indo a 14,3% entre agosto e outubro.

O mercado de trabalho em geral é o último a se recuperar em tempos de crise.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar fecha em alta no Brasil com exterior no radar
Ibovespa fecha em alta puxado por bancos e Vale apesar de Petrobras
Trump diz que EUA e Irã estão conversando neste momento
Trump diz que Fed deveria reduzir taxa de juros
Drones atacam vizinhos do Irã, enquanto Teerã parece testar pausa mais recente de Trump
Rússia diz estar disposta a considerar novas ideias sobre processo de paz na Ucrânia