BC do Japão devem elevar projeção de crescimento para próximo ano fiscal, dizem fontes

Publicado em 13/01/2021 09:02

O banco central do Japão deve revisar ligeiramente para cima sua estimativa econômica para o próximo ano fiscal na esperança de que o pacote de estímulo do governo vai aliviar os danos provocados pelo estado de emergência adotado para combater a Covid-19, disseram fonte familiarizadas com o pensamento do Banco do Japão.

Em uma revisão trimestral de suas projeções a ser divulgada na próxima semana, o banco central também deve manter sua visão de que a terceira maior economia do mundo caminha para uma recuperação moderada, disseram três fontes sob condição de anonimato.

Já tendo prorrogado no mês passado uma série de medidas para aliviar o aperto de financiamento para empresas afetadas pela pandemia de coronavírus, o Banco do Japão não deve aumentar o estímulo na reunião de política monetária de 20 e 21 de janeiro, disseram as fontes.

O banco central, entretanto, deve alertar sobre o aumento dos riscos das novas medidas de estado de emergência, que devem esfriar o consumo, disseram elas.

"Existe muita incerteza e os riscos são negativos. Mas as condições não se deterioraram o suficiente para mudar o cenário econômico básico do Banco do Japão", disse uma das fontes, em uma visão repetida por duas outras.

O governo disse na quarta-feira que vai ampliar o estado de emergência limitado que declarou para a área de Tóquio na semana passada para outras sete províncias, ampliando as chances de outra recessão.

Nas projeções divulgadas em outubro, o banco central estima que a economia vai expandir 3,6% no próximo ano fiscal, depois de contração estimada de 5,5% para o ano anterior.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsas dos EUA disparam após Trump anunciar cancelamento de plano de ataque contra o Irã
Trump diz acreditar que líder supremo do Irã aprovou acordo com os EUA
Ibovespa fecha em alta com alívio no cenário geopolítico
Dólar cai a R$5,10 após Trump cancelar ataques e falar em acordo com o Irã
EUA assinarão acordo com Irã em breve e Estreito de Ormuz será aberto, diz Trump
Taxas dos DIs caem mais de 40 pontos-base após Trump cancelar ataques ao Irã e falar em acordo