Ibovespa cai com dúvidas sobre pacote nos EUA e decepção com varejo no Brasil

Publicado em 15/01/2021 10:53

O principal índice acionário brasileiro acusava perdas nesta sexta-feira, uma vez que o otimismo da véspera rapidamente deu lugar a preocupações em relação a um pacote de estímulo nos Estados Unidos, enquanto dados decepcionantes de vendas no varejo no Brasil empurravam as ações do setor ladeira abaixo.

Às 10:34, o Ibovespa mostrava desvalorização de 1,55%, aos 121.659,57 pontos.

A confirmação dos EUA de um pacote de estimulo fiscal de 1,9 trilhão de dólares, que na véspera impulsionou ativos de risco, passou a ser vista como enfrentando problemas para aprovação no Congresso do país, além dos possíveis efeitos inflacionários e de possível aumento de impostos.

Enquanto isso, as atenções nas bolsas de Wall Street migravam para o noticiário corporativo, diante da temporada de divulgação de balanços trimestrais inaugurada nesta manhã com JP Morgan, Wells Fargo e Citigroup.

Por aqui, o destaque foi o anúncio do IBGE de que as vendas no varejo brasileiro recuaram 0,1% em novembro na comparação com o mês anterior. A expectativa, em pesquisa da Reuters, era de alta de 0,4%. A notícia colocava ações de varejistas entre os destaques negativos do Ibovespa.

"A perspectiva para o começo do ano torna-se progressivamente mais complexa por conta do avanço da Covid-19 e o fim do auxílio emergencial", afirmou o modalmais em nota clientes.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética