Ibovespa perde fôlego e recua com mineração e siderurgia entre maiores quedas

Publicado em 19/01/2021 12:01

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista perdia o fôlego nesta terça-feira, com o Ibovespa trabalhando abaixo dos 121 mil pontos, pressionado particularmente pelo declínio dos papéis do setor de mineração e siderurgia, enquanto Petrobras limitava a perda.

Às 11:45, o Ibovespa caía 0,95%, a 120.085,13 pontos. Mais cedo, chegou a subir a 122.120,24 pontos. O volume financeiro era de 5,67 bilhões de reais.

"Apesar da alta da última sessão, o Ibovespa segue indefinido no curto prazo e encontra defesa em 118.900 pontos", de acordo com análise técnica da equipe do Safra.

No exterior, o foco está voltado para o discurso de confirmação da indicada para assumir o Tesouro norte-americano, Janet Yellen, no qual defenderá que o governo precisa de grandes medidas envolvendo o próximo pacote de alívio.

Investidores também estão na expectativa da posse de Joe Biden como novo presidente dos Estados Unidos na quarta-feira.

Para o estrategista-chefe de mercado global da Axi, Stephen Innes, mudança positiva na confiança do investidor na véspera da posse é um sinal claro de que mercado está se inclinando para uma aprovação antecipada na agenda política do governo Biden.

DESTAQUES

- VALE ON recuava 1,36%, em sessão de fraqueza dos preços futuros do minério de ferro no mercado chinês, na esteira do enfraquecimento nas margens do aço na China. No setor de mineração e siderurgia, CSN ON capitaneava as perdas com declínio de 5,68%.

- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON subiam 0,61% e 0,42%, respectivamente, em sessão de alta dos preços do petróleo no mercado externo. Analistas do Credit Suisse elevaram previsões para o Ebitda da companhia em 2021 e 2022, bem como o preço-alvo do ADR para 16 dólares, reiterando 'outperform'.

- BTG PACTUAL UNIT avançava 4,74%, mais uma vez na ponta positiva, tendo no radar precificação de oferta de ações nesta semana. Na máxima, bateu o recorde de 97,37 reais. Entre os bancos do Ibovespa, ITAÚ UNIBANCO PN cedia 0,19% e BRADESCO PN caía 0,11%.

- PETRORIO ON recuava 3,14%, entre as maiores baixas, após seu conselho de administração aprovar oferta pública primária de até 29,7 milhões de ações, que poderia movimentar mais de 2 bilhões de reais.

- IMC ON, que não está no Ibovespa, caía 6,25%, após ser notificada de denúncia do contrato com a rede norte-americana KFC, com efeitos imediatos, uma vez que não chegou a acordo envolvendo repactuação do atual contrato. A IMC avalia procedimento arbitral.

- SANTOS BRASIL ON, que também não faz parte do Ibovespa, subia 1,86%, após divulgar que sua oferta para explorar provisoriamente uma área de 64.412 m2 no cais do Saboó, na margem direita do Porto de Santos, foi considerada a mais vantajosa e, portanto, a melhor classificada.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA