Dólar cai e real lidera ganhos no mundo após Copom e de olho em exterior

Publicado em 21/01/2021 09:19 e atualizado em 21/01/2021 10:12

LOGO REUTERS

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar tinha firme queda nesta quinta-feira, com o real liderando os ganhos nos mercados globais de câmbio, em meio à fraqueza generalizada da divisa norte-americana por esperanças de estímulos no governo Biden e com o mercado analisando o abandono pelo Banco Central da promessa de não elevar os juros.

Às 9h41, o dólar spot caía 1,26%, a 5,2440 reais.

Como amplamente esperado, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC manteve a meta de taxa básica de juros (Selic) nominal em 2% ao ano, mínima histórica. Mas surpreendeu alguns no mercado ao encerrar o "forward guidance", mecanismo pelo qual o colegiado não pretendia reduzir o grau de estímulo monetário desde que determinadas condições fossem satisfeitas.

Investidores interpretaram essa mudança de linguagem como a retirada do empecilho mais imediato para um futuro início de um processo de alta de juros.

Para o Citi, é o momento de montar apostas que favoreçam o real contra o dólar. Profissionais do banco avaliaram que a perspectiva de um começo de normalização da Selic "em algum momento em breve" é importante condição para o real iniciar uma reversão das perdas de 2020.

"Acreditamos que o real terá um bom desempenho após o comunicado", disseram Leonardo Porto, Paulo Lopes e Alvaro Mollica em nota.

"Ainda que o comunicado não tenha sido necessariamente muito mais 'hawkish' (pró-aperto monetário) do que o esperado pelo mercado, remover o 'forward guidance' elimina um obstáculo à apreciação do real", acrescentaram, lembrando que players dos mercados local e offshore citam que o baixo "carry" é um importante fator na incapacidade do real de começar a mostrar um "muito aguardado 'catch-up'" (redução da distância ante pares).

O spread entre a taxa de câmbio do NDF de dólar/real de um ano e de curtíssimo prazo --uma medida do retorno da moeda brasileira para referência em operações de "carry trade"-- subia a 2,6% ao ano nesta quinta, de 2,3% da véspera.

No exterior, o dólar perdia ante 26 de seus 33 principais rivais, com destaque positivo para moedas emergentes. O índice do dólar recuava 0,26%. Investidores apostam que um grande pacote de estímulo nos EUA sob o governo Joe Biden e o apoio dos bancos centrais globais amortecerão danos econômicos causados pelo choque do coronavírus.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário