Biden deixará organização do julgamento de impeachment de Trump ao Senado, diz Casa Branca

Publicado em 21/01/2021 11:12

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deixará a mecânica do julgamento de impeachment do ex-presidente Donald Trump ao Senado, disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, na quarta-feira.

"Temos confiança de que... o Senado... consegue realizar sua tarefa constitucional enquanto continua a tratar dos assuntos do povo americano", disse Psaki aos repórteres em uma entrevista coletiva na Casa Branca.

"Ele deixará a mecânica, a ocasião e os detalhes de como o Congresso avança no impeachment para eles."

O democrata Biden tomou posse na quarta-feira, uma semana depois de a Câmara dos Deputados aprovar um segundo impeachment de Trump acusando-o de incitar uma insurreição na invasão fatal do Capitólio no dia 6 de janeiro.

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, ainda não enviou o artigo de impeachment ao Senado. De acordo com as regras do Senado, o julgamento do ex-presidente republicano começaria um dia depois de a denúncia ser enviada.

Biden já havia exortado os parlamentares a não permitirem que o julgamento de impeachment de Trump interfira com outras prioridades em seus primeiros dias no cargo, como a aprovação de seu gabinete e de legislações propostas.

(Por Trevor Hunnicutt)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confederação de municípios estima prejuízos acima de R$ 4,6 bi no RS
Enchentes afetam abastecimento de combustíveis no RS; refinaria da Petrobras "sem acesso"
BC suspende medidas executivas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias
Brasil diz que fechou acordo com Paraguai sobre tarifa de Itaipu
Ações europeias fecham em picos recordes com impulso do setor financeiro