Governo revisa normas de pesagem de caminhões, diz ministro da Infraestrutura

Publicado em 22/01/2021 08:08

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse nesta quinta-feira que o governo trabalha na revisão de normas de pesagem de caminhões para reduzir os custos dessas operações.

"Estamos revisando a norma de pesagem para onerar menos o caminhoneiro, ter menos multa em função disso. Estamos acabando com o peso por eixo em veículos de até 50 toneladas, aumentando a tolerância nos veículos que vão carregar mais", disse.

"Em breve, essa norma vai estar publicada e a gente está trabalhando muito na simplificação do transporte", reforçou ele, em transmissão ao lado do presidente Jair Bolsonaro.

O ministro destacou também a decisão citada por Bolsonaro de ter reduzido taxas de importação de pneus para caminhões. Segundo ele, essa redução vai aumentar a competitividade dos pneus e poderá levar a uma redução de preços dos produtos.

A mudança na pesagem é defendida por representantes dos caminhoneiros. Mas concessionárias de rodovias alegam que, por serem veículos mais pesados, caminhões geram um desgaste maior do asfalto e necessidade mais frequente de manutenção. Por isso, em tese, poderiam pedir readequação dos contratos.

MOTOCICLISTAS

Bolsonaro pediu ao ministro da Infraestrutura na transmissão "para dar uma estudada" numa eventual liberação de motociclistas de pagar pedágio. Disse que isso poderia dar paz e que não estaria advogando em causa própria -- em folgas, ele já passeou de moto em Brasília e em outras cidades.

Tarcísio respondeu que vai pensar a respeito do pedido.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rússia critica envio de sistema de mísseis dos EUA à Noruega, vê golpe contra ideia de negociações sobre armas
Omã afirma ter evacuado 16 tripulantes do navio saudita “Sidr”, atacado pelo Irã
Kremlin não descarta retomada das negociações de paz com Ucrânia e EUA
Irã diz que anunciará nova zona restrita no Golfo Pérsico
Dólar fecha em alta ante real após dados de emprego nos EUA
Ibovespa fecha com declínio modesto, mas tem 2ª melhor semana do ano com estrangeiro e cena eleitoral