Senado dos EUA deve confirmar Yellen como primeira mulher no comando do Tesouro

Publicado em 25/01/2021 17:51

LOGO REUTERS

Por David Lawder

WASHINGTON (Reuters) - O Senado dos Estados Unidos deve confirmar a indicação de Janet Yellen como a primeira mulher no comando da Secretaria do Tesouro nesta segunda-feira, liberando-a para trabalhar rapidamente com o Congresso na proposta de auxílio contra o coronavírus de 1,9 trilhão de dólares do presidente Joe Biden.

Na sexta-feira, Yellen obteve aprovação unânime em uma votação do Comitê de Finanças do Senado, o que indicou que tem votos suficientes para obter uma confirmação com facilidade. Republicanos prometeram trabalhar com ela, apesar de expressarem receios com os gastos gigantescos e os planos de elevação de impostos de Biden.

Senadores democratas, que agora controlam a pauta da câmara dividida igualmente, pretendiam realizar a votação às 19h30 (horário de Brasília). O Senado deve receber artigos de impeachment contra o ex-presidente Donald Trump 90 minutos mais tarde.

Biden propôs um plano de auxílio contra o coronavírus de 1,9 trilhão de dólares e prometeu investir 2 trilhões de dólares em infraestrutura, projetos de energia verde, educação e pesquisa para aumentar a competitividade norte-americana. Ele disse que também planeja aumentar a taxa de imposto corporativo de 21% para 28% e elevar os impostos de quem ganha mais de 400 mil dólares por ano.

Republicanos do Comitê de Finanças demonstraram preocupação com o tamanho do pacote e com a dívida crescente, em uma volta do conservadorismo fiscal depois de terem acumulado déficits durante o mandato de Trump com cortes de impostos em 2017 e quase 5 trilhões em gastos com o coronavírus.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário