Poder360: Pacheco e Lira falam em aprovar reforma tributária em até 8 meses

Publicado em 04/02/2021 11:07

Os recém-eleitos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) afirmaram na manhã desta 5ª feira (4.fev.2021) que pretendem ter a proposta de reforma tributária aprovada nas duas casas do Congresso em até 8 meses.

Lira e Pacheco tiveram café da manhã com o presidente da comissão mista que analisa o pacote de mudanças no sistema tributário, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), e com o relator da proposta, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

“A comissão mista concluirá seu trabalho até o final de fevereiro, com a apresentação do parecer por parte do deputado Aguinaldo, ouvindo os demais membros, que poderão sugerir acréscimos, supressões, críticas ao parecer”, disse Pacheco.

“Na sequência, se iniciará [a tramitação] por uma das Casas legislativas, e temos uma previsão de que de 6 a 8 meses possamos ter concluídas as reformas no Congresso Nacional”, completou o senador.

Pacheco também afirmou que o objetivo dos congressistas com a proposta, tida como uma das prioridades pela equipe econômica do governo Bolsonaro, é ser o mais justo possível e entregar ao país um “sistema de arrecadação mais simplificado, menos burocratizado, com mais justiça social, não inibindo o setor produtivo do Brasil“.

Desde que Pacheco e Lira assumiram os cargos após a eleição de 1º de fevereiro, os 2 têm dialogo com o Planalto para avançar com os temas considerados prioritários. Além da pauta econômica, Lira e Pacheco se comprometem também a buscar meios para acelerar a vacinação contra a covid-19.

Os 2 chefes do Legislativo federal também disseram que vão estudar um modelo para retomar o pagamento do auxílio emergencial para garantir renda e trabalhadores afetados pela pandemia sem descumprir a regra do teto de gastos. Lira e Pacheco devem discutir alternativas ainda nesta 5ª feira (4.fev) em reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Por: Ellen Travassos
Fonte: Poder360

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila perto da estabilidade no Brasil e tem ganhos no exterior
Crescimento na zona do euro é altamente incerto devido à guerra comercial e às tensões, diz membro do BCE
Câmara decide cassar mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Minério de ferro sobe na semana com apostas de reabastecimento para feriado na China
Indicador salarial do BCE sinaliza normalização gradual das pressões salariais
Indústria alemã expressa frustração com atraso no acordo UE-Mercosul