Encomendas à indústria da Alemanha caem em dezembro pela 1ª vez em 8 meses

Publicado em 05/02/2021 08:52

As encomendas de produtos fabricados na Alemanha caíram mais do que o esperado em dezembro, encerrando sete meses de dados positivos uma vez que as restrições para conter o coronavírus pressionaram a demanda de outros países da zona do euro.

Os dados publicados pela Agência Federal de Estatísticas mostraram que as encomendas de bens industriais caíram 1,9% em termos ajustados sazonalmente, contra expectativa em pesquisa da Reuters de queda de 1,0%.

O recuo veio depois de um aumento revisado para cima de 2,7% em novembro, e marcou a primeira queda do indicador desde abril.

"As duras medidas de contenção na Europa estão agora tendo um claro impacto negativo em dezembro", disse Thomas Gitzel, economista-chefe do VP Bank Group.

A indústria orientada para exportação da Alemanha tinha sido poupada até então do pior das restrições pelo coronavírus, enquanto o setor de serviços sofria.

Dados do Ministério da Economia mostraram que as encomendas domésticas recuaram 0,9% no mês, enquanto as do exterior caíram 2,6%. Os contratos da zona do euro despencaram 7,5%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO
Minério de ferro encerra semana em baixa devido à melhora na oferta e demanda fraca da China
Comércio dos EUA com a China provavelmente precisa ser menor, diz Greer
Ações da China interrompem três dias de quedas com otimismo sobre chips domésticos
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral