Governo estuda reduzir PIS/Cofins sobre combustíveis, diz Guedes

Publicado em 05/02/2021 11:18

O governo examina a possibilidade de reduzir gradualmente o PIS/Cofins incidente sobre os combustíveis, disse nesta sexta-feira o ministro da Economia, Paulo Guedes, acrescentando que a medida poderá entrar em vigor antes da reforma tributária em tramitação no Congresso.

A declaração foi feita em evento no Palácio do Planalto em que o governo anunciou proposta de mudança na sistemática da tributação dos Estados sobre os combustíveis.

"O PIS/Cofins, especificamente do governo federal, nós estamos examinando como desonerar isso daí. Eu tenho até 35 centavos nesse preço (do combustível), evidentemente não podemos fazer isso de uma vez. É caro, é bastante dinheiro, mas nós temos que começar o movimento nessa direção, e estamos estudando exatamente isso", disse Guedes.

Segundo o ministro, o governo tem tido uma arrecadação crescente e a ideia é que esse ganho seja revertido em desoneração.

"Os parâmetros fiscais mostram uma arrecadação crescente, e realmente tem acontecido isso. Então nós podemos, em vez disso se transformar em aumento de arrecadação para o governo federal, nós podemos desonerar cada vez mais esse imposto", disse Guedes.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha acima dos 186 mil pela 1ª vez puxado por blue chips e com aval de NY
Dólar fecha abaixo dos R$5,20 em sessão de fluxo de investimentos para emergentes
Casa Branca reduz expectativas de crescimento do emprego; Fed enfrenta o mesmo problema
Índice STOXX 600 fecha em recorde com abrandamento de temores com IA e ganhos do UniCredit
Inflação da zona do euro deve se estabilizar na meta do BCE, afirma Lagarde
Grande vitória eleitoral da premiê japonesa pode significar mais atritos com Pequim