Preços do petróleo mantêm rali por redução na produção do Texas

Publicado em 17/02/2021 07:53

Por Bozorgmehr Sharafedin

LONDRES (Reuters) - Os preços do petróleo seguiam em alta nesta quarta-feira, apoiados por uma importante redução na produção no sul dos Estados Unidos nesta semana, causada por uma tempestade de neve no Texas.

O petróleo Brent subia 0,66 dólar, ou 1,04%, a 64,01 dólares por barril, às 7:47 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,49 dólar, ou 0,82%, a 60,54 dólares por barril.

"O WTI bateu cartão nos 60 dólares por barril nesta semana, juntando-se a seu colega, o Brent, acima dessa linha psicológica pela primeira vez desde janeiro de 2020. Nesse ponto dos preços, qualquer produção de petróleo é lucrativa", disse Stephen Brennock, da corretora PVM.

O petróleo tem sido sustentado nas últimas semanas por cortes de produção da Opep+ e esperanças de recuperação da demanda devido às vacinas contra a Covid-19. Mas o clima severo no Texas, maior Estado produtor dos EUA, impulsionou as cotações nos últimos dias.

As temperaturas congelantes nos EUA devem interromper a produção por dias, se não por semanas, disseram especialistas do setor, congelando poços e fechando refinarias.

Analistas do ANZ e do Citigroup estimaram que ao menos 2 milhões de barris por dia (bpd) em produção de petróleo "shale" nos EUA podem ter sido impactados. O Citi estimou uma perda de produção cumulativa de 16 milhões de barris até o início de março.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RS tem 126 mortos, 141 desaparecidos e mais de 339 mil desalojados por chuvas
Ibovespa fecha em queda apesar de NY após semana marcada por balanços e Copom
Juros dos EUA estão "relativamente restritivos", diz presidente do Fed de Chicago
Dados dos EUA e declarações de "Fed-boys" impulsionam dólar, que acumula alta de 1,75% na semana
Wall Street fecha em alta, com outro ganho semanal antes dos dados de inflação dos EUA