Ultrapar mantém negociações sobre refinarias com Petrobras, apesar de turbulências

Publicado em 25/02/2021 12:59

Por Alberto Alerigi Jr.

SÃO PAULO (Reuters) - A Ultrapar está mantendo negociações com a Petrobras e não houve até o momento nenhuma mudança na direção da estatal sobre a venda de ativos no setor de refino, afirmou o presidente do conglomerado privado, Frederico Curado, nesta quinta-feira.

Questionado por analistas sobre o rumo do processo de venda dos ativos de refino da Petrobras após a polêmica intervenção do presidente Jair Bolsonaro sobre o comando da companhia, em meio à críticas sobre reajustes sucessivos nos preços dos combustíveis no país, Curado afirmou que a Ultrapar tem visão de longo prazo para o segmento de refino.

"Não tivemos nenhum sinal da Petrobras no sentido de alterar o curso das negociações, que não são simples, mas vai levar algum tempo ainda (para serem concluídas)", disse Curado durante teleconferência com analistas após a publicação dos resultados de quarto trimestre da Ultrapar na noite da véspera.

"Se houver um subsídio à la o que aconteceu em anos anteriores, como 2015, vemos isso como estruturalmente improvável...no longo prazo. Temos alguns marcos regulatórios importantes", disse Curado ao ser questionado sobre a atratividade do setor de refino caso a Petrobras altere sua política de preços.

"O espaço fiscal do Brasil também não permite esse tipo de prática. Basicamente, as premisssas que nos levaram a essa tentativa de investimento no setor ainda são válidas", afirmou.

A Petrobras está tentando vender oito refinarias, o que acabaria com o virtual monopólio da estatal no setor de refino do país e abriria um dos maiores mercados de combustível do mundo para investidores privados. A Ultrapar está liderando negociações para a aquisição da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), no Rio Grande do Sul.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa hesita em semana com Fed; Casas Bahia dispara
Wall St abre em alta com força de megacaps e antes de decisão do Fed
Dólar cai frente ao real em linha com exterior; mercado aguarda Fed
Minério de ferro recua com dados fracos da indústria chinesa
Ações da China e de Hong Kong sobem lideradas por setor imobiliário