Bitcoin sobe 7%; Citi vê moeda perto de virada

Publicado em 01/03/2021 15:25

LONDRES (Reuters) - O bitcoin subia cerca de 7% nesta segunda-feira, depois que a fuga de ativos de risco na semana passada esfriou e o Citigroup escreveu em relatório que a moeda digital está perto de um ponto de virada, podendo se tornar moeda preferencial do comércio internacional.

O Citi escreveu que o bitcoin pode estar no início de uma "transformação maciça" para tornar-se uma moeda usada normalmente.

O bitcoin, que subiu a 47 mil dólares ante 4.700 desde março passado, pode no futuro tornar-se moeda preferencial para com comércio internacional ou poderá enfrentar uma "especulação implosiva", afirmou o Citi.

A moeda digital exibia alta de cerca de 7,12% às 14h15 (horário de Brasília), a 48.462 dólares. A moeda digital ether, acompanhava o movimento, exibindo valorização de 7,52%, a 1.528 dólares.

A recente disparada do bitcoin foi seguida por um crescente envolvimento de investidores institucionais o que contrasta com o forte peso de investidores de varejo ao longo da década passada.

Se empresas e indivíduos ganharem acesso via carteiras digitais a moedas digitais de bancos centrais, o alcance global, a rastreabilidade e o potencial para pagamentos rápidos vão colocar o bitcoin em "posição ótima" para se tornar moeda preferida do comércio internacional, afirmou o Citi.

Tal transformação para a moeda do comércio global, posição assumida pelo dólar norte-americano, vai depender de mudanças no mercado que permitam participação institucional mais ampla e supervisão mais próxima por parte de autoridades financeiras, afirmou o Citi.

"Há uma série de riscos e obstáculos que estão diante do progresso do bitcoin", escreveram os analistas do Citi. "Mas ao se considerar estes obstáculos em relação às oportunidades chegamos à conclusão que o bitcoin está num ponto de virada."

(Por Thyagaraju Adinarayan)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA