China considera formas de gerenciar os riscos financeiros decorrentes de entradas de capital

Publicado em 02/03/2021 08:27

A China está estudando maneiras de administrar como entradas de capital para evitar turbulências no mercado doméstico, já que as autoridades estão "muito preocupadas" com o risco de rupturas de bolhas nos mercados estrangeiros, disse nesta terça-feira seu principal órgão regulador bancário e de seguros.

Os mercados globais estão começando a ver os efeitos das medidas das políticas fiscal e monetária em resposta à pandemia de Covid-19, disse Guo Shuqing, chefe da Comissão Reguladora de Bancos e Seguros da China, em entrevista coletiva.

"Os mercados financeiros estão sendo negociados em níveis de nível na Europa, nos Estados Unidos e em outros países desenvolvidos, o que é diferente à economia real", acrescentou Guo.

Como a economia se tornará altamente globalizada, o fluxo de capital estrangeiro para a China aumentará devido à recuperação econômica e aos preços atrativos dos ativos, disse Guo.

"Os mercados financeiros devem refletir a situação da economia real; se houver uma grande divergência, ocorrerão e os mercados serão forçados a ajustar. Portanto, estamos muito preocupados com os mercados financeiros, principalmente com o risco de bolhas nos ativos financeiros externos. "

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO
Minério de ferro encerra semana em baixa devido à melhora na oferta e demanda fraca da China
Comércio dos EUA com a China provavelmente precisa ser menor, diz Greer
Ações da China interrompem três dias de quedas com otimismo sobre chips domésticos
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral