Para Fed, recuperação econômica é apenas modesta e emprego tem perdido ritmo

Publicado em 03/03/2021 16:47

WASHINGTON (Reuters) - A recuperação econômica dos Estados Unidos continuou em um ritmo modesto nas primeiras semanas deste ano, com as empresas otimistas sobre os meses que virão e uma "robusta" demanda por moradias, apesar de uma melhora apenas lenta no mercado de trabalho, disse o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) nesta quarta-feira.

O Fed realiza sua próxima reunião de política monetária em duas semanas, em meio a um otimismo de que nos próximos meses haverá diminuição nos riscos relacionados à pandemia de coronavírus e a economia mostrará forte crescimento.

O impulso nas perspectivas econômicas --estimulado pela expansão do programa de vacinação contra a Covid-19 no país e pelo potencial de um pacote de gastos federais no montante de 1,9 trilhão de dólares-- gerou especulações no mercado de que o Fed poderia ser forçado a reduzir seu apoio à economia antes que o previsto.

Nos últimos dias, autoridades do Fed refutaram essa ideia, observando a longa lista de problemas que a economia ainda enfrenta --de alto desemprego a inflação fraca-- e que precisariam ser amenizados antes de se considerar qualquer mudança na política monetária.

(Por Howard Schneider)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inflação da zona do euro está no caminho certo e voltará à meta em breve, diz De Cos, do BCE
Fed mantém taxa de juros na faixa de 5,25% a 5,50%
Mercado espera grande queda de vendas da Apple e aguarda IA nos iPhones
Abertura de vagas no setor privado dos EUA cresce em abril e supera expectativas
Fed manterá taxas estáveis enquanto inflação diminui esperanças de flexibilização da política monetária