Contratação de apólices de seguro rural mais que dobra em 2020 no Brasil

Publicado em 03/03/2021 17:00

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - Com o aumento na demanda de agricultores por seguro rural e no valor aplicado pelo governo no programa de subvenção, o número de contratação de apólices mais que dobrou em 2020, para 193.470 unidades, ante 93.108 registradas um ano antes, informou o Ministério da Agricultura nesta quarta-feira.

De acordo com balanço do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), foram utilizados 881 milhões de reais para o pagamento de subvenções a apólices de seguro contratadas no ano passado. Em 2019, o montante ficou em 427,9 milhões.

As operações abrangeram uma área de 13,67 milhões de hectares e representaram 45,79 bilhões de reais em valor de produção segurado.

"Apenas em 2020 as seguradoras pagaram em indenizações aos produtores aproximadamente 2,5 bilhões de reais", disse em nota o diretor do Departamento de Gestão de Riscos do ministério, Pedro Loyola.

Para ele, considerando os sucessivos problemas climáticos observados nos últimos anos, cada vez mais severos, o produtor rural não deveria plantar sem a proteção do seguro e seguindo as recomendações do zoneamento agrícola.

Do total utilizado em 2020, aproximadamente, 311 milhões de reais foram liberados no primeiro semestre, sendo 82% deste recurso destinado para os grãos de inverno.

Já no segundo semestre, 68% do recurso foi destinado para os grãos de verão e café, e 11% para frutas. No ano ainda foram destinados 6,1 milhões de reais para pecuária e 28 milhões de reais para as demais culturas.

A área segurada de 13,67 milhões de hectares representa um salto de quase 104% no comparativo anual, embora valha destacar que o Brasil ainda está muito aquém em áreas com seguro rural ante alguns de seus principais concorrentes, como os Estados Unidos.

O Ministério da Agricultura destacou que, para 2021, está previsto o recurso de 1 bilhão de reais para o PSR, que depende ainda de aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), em tramitação no Congresso Nacional. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário