CoronaVac é eficaz contra variante de Manaus, mostram dados preliminares de estudo do Butantan

Publicado em 08/03/2021 14:49

Por Eduardo Simões

SÃO PAULO (Reuters) - A CoronaVac, vacina contra Covid-19 do laboratório chinês Sinovac, mostrou ser eficaz contra a variante de Manaus do coronavírus, segundo dados preliminares de um estudo feito pelo Instituto Butantan, responsável pelo estudo clínico da vacina e que está envasando o imunizante no Brasil, disse uma fonte com conhecimento do estudo à Reuters nesta segunda-feira.

Segundo a fonte, o estudo foi feito por meio do exame de amostras de sangue retiradas de pessoas vacinadas com a CoronaVac e testadas contra a variante de Manaus, e os dados preliminares indicam que o imunizante foi eficaz contra a cepa. O estudo ainda será ampliado para a obtenção de dados definitivos.

A variante do coronavírus conhecida como P1 e originada em Manaus é apontada como mais transmissível do que cepas anteriores do coronavírus e, por isso, é vista como um dos fatores que levaram ao recrudescimento da pandemia de Covid-19 no Brasil nas últimas semanas.

O Butantan já entregou 16,1 milhões de doses da CoronaVac, que é aplicada em duas doses, ao Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Além desse montante, o PNI conta atualmente com 4 milhões de doses importadas prontas da Índia da vacina desenvolvida em conjunto entre a AstraZeneca e a Universidade de Oxford, no Reino Unido.

O presidente do Butantan, Dimas Covas, disse anteriormente que a CoronaVac teve resultados "muito positivos" em teses feitos na China contra as variantes britânica e sul-africana da Covid-19, também apontadas como mais contagiosas que cepas anteriores.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Putin diz que Rússia implantará novo míssil nuclear Sarmat este ano
Guerra dos EUA no Irã custou US$29 bilhões, afirma Pentágono
Dólar se reaproxima da estabilidade ante o real com IPCA e exterior no foco
IPCA desacelera em abril mas taxa em 12 meses avança em meio à cautela do BC
Irã agora define Estreito de Ormuz como zona muito maior, diz Guarda
Alta anual dos preços ao consumidor dos EUA atinge em abril máxima em quase 3 anos