Minério de ferro na China despenca 10% com limites à produção de aço em Tangshan

Publicado em 09/03/2021 08:51

Os futuros do minério de ferro na China despencaram quase 10% nesta terça-feira, o limite diário de queda, com restrições à produção no pólo siderúrgico de Tangshan em meio a medidas anti-poluição impactando esperanças de uma retomada na demanda pela matéria-prima.

O minério de ferro para entrega em maio na bolsa de commodities de Dalian encerrou o pregão a 1.031,50 iuanes (157,98 dólares) por tonelada, pouco depois de desabar 10% para 1.031 iuanes, nível mais fraco desde 9 de fevereiro.

O primeiro contrato do minério de ferro na bolsa de Cingapura recuou 7%, para 155,65 dólares por tonelada, também em mínima desde 9 de fevereiro.

Tangshan, na província chinesa de Hebei, responde por um quarto da produção de aço no país, maior produtor global. A região emite alertas de poluição de tempos em tempos que restringem a operação de usinas siderúrgicas.

Na segunda-feira, o minério de ferro spot havia sido negociado a 176 dólares por tonelada, perto de máxima de 179,50 dólares na semana passada, recorde desde 2012, segundo dados da SteelHome.

"O mercado está mostrando uma forte volatilidade" conforme as expectativas de robusta demanda por aço em maio e abril se chocaram com preocupações sobre um menor consumo de minério devido às restrições em Tangshan, disse Richard Lu, da consultoria CRU, em Pequim.

No aço, o vergalhão para construção na bolsa de Xangai caiu 3,9%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde